A Câmara Municipal de São Caetano do Sul aprovou, por unanimidade, na tarde desta terça-feira (15/10), o reingresso do município ao quadro de integrantes do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.
Aprovado pelos vereadores, o projeto de lei do Executivo que pede que readmissão do município no Consórcio ABC segue agora para sanção do prefeito José Auricchio Júnior. A ação é mais um passo importante da reunificação das sete prefeituras para trabalho integrado dentro da entidade regional.
“A reunificação do Consórcio ABC, com o retorno das prefeituras que saíram, reflete o novo modelo de gestão adotado neste ano. E o aval da Câmara para a volta de São Caetano é mais uma prova de que estamos no caminho certo para retomar o protagonismo deste órgão tão importante para a concretização de ações que beneficiam toda a região”, afirmou o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra.
Histórico
No início de 2019, o presidente do Consórcio ABC, Paulo Serra, iniciou trabalho para reunificação da entidade regional, com o objetivo de reintegrar ao grupo os municípios de Diadema, São Caetano do Sul e Rio Grande da Serra. Para isso, foi apresentado e aprovado na Assembleia Geral dos Prefeitos um novo modelo de gestão da entidade, com diminuição do rateio entre as cidades, negociação da dívida existente, entre outras medidas.
Em março, as três cidades assinaram protocolo de intenção de retorno ao Consórcio ABC, que já foi efetivado em Rio Grande da Serra. Em São Caetano, a aprovação na Câmara do projeto de lei consolidou o reingresso do município. A volta de Diadema está em tratativas entre as partes neste momento.
Foto: Divulgação/Câmara de SCS
Grande ABC