Empresários das sete cidades com interesse em ingressar no comércio internacional ou ampliar atuação na busca por novos mercados fora do país puderam ser orientados e tirar dúvidas no Poupatempo do Exportador, ação do SP Export, evento voltado a esse público, realizado nesta quarta-feira (23/10), no Teatro Municipal de Santo André. Com organização da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvestSP) e do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a iniciativa recebeu 150 pessoas, entre empresários e interessados pelo assunto.
Na abertura do encontro, o diretor administrativo do InvestSP, João Vicente Guariba, falou sobre a importância de identificar as necessidades específicas da iniciativa privada da região em relação ao mercado externo, assim como facilitar o processo de exportação.
“Quando falamos em novos investimentos, não é apenas buscar o mercado externo, mas também abrir oportunidades para a manutenção e o fortalecimento das empresas com base aqui em nosso território, e a exportação é um desses meios. O evento de hoje busca oferecer eficácia e inovação para os empreendedores”.
Representando o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, o secretário-executivo da entidade regional, Edgard Brandão, ressaltou que a região possui vocação para a exportação.
“Aqui, temos grandes indústrias, empresas de diversos setores e ótima localização. Temos logística excelente, estando próximos do Porto de Santos e do Aeroporto de Guarulhos. Grandes rodovias passam pelo ABC. Tudo isso deve ser aproveitado e potencializado. Por isso, estamos realizando um evento deste porte”, disse Brandão.
Representando o município anfitrião na abertura do evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Santo André, Evandro Banzato, destacou a contribuição da entidade regional para trazer, pela primeira vez, a iniciativa para as sete cidades. “O Consórcio ABC teve grande importância como parceiro neste evento. A nossa força fica muito mais evidente e visível quando a gente trabalha de forma unida”, afirmou.
Programação
O Poupatempo do Exportador concentrou, em um mesmo espaço, a possibilidade de atendimento por empresas e instituições essenciais nesse processo.
A ação reuniu, entre outras instituições, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Banco do Brasil, Banco do Povo Paulista, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Correios, Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Receita Federal e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A programação também incluiu o Seminário SP Export, em que o público participou de palestras e painéis com orientações para ajudar empresas da região a exportar, conquistando novos mercados para seus produtos. Os principais temas foram capacitação, trâmites financeiros, adequação de produtos e inteligência comercial.
Grande ABC