Os prefeitos do Grande ABC analisaram, nesta segunda-feira (4/5), o avanço do número de casos do novo coronavírus (Covid-19) nas sete cidades e reiteraram o isolamento social como medida para enfrentar a pandemia. O tema foi discutido durante assembleia extraordinária do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizada por meio de videoconferência.
Segundo números divulgados pelas sete prefeituras, o Grande ABC contabiliza, até esta segunda-feira, 2.049 casos confirmados de Covid-19, com um aumento de 652 em relação à semana anterior. O número de mortos pela doença na região é de 188 pessoas, ante 106 há uma semana.
O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, ressaltou que, diante do aumento do número de casos, as medidas de restrição já anunciadas vão continuar em vigor.
“As regras estabelecidas pelo governo estadual e pelas prefeituras devem ser seguidas rigorosamente para podermos minimizar o avanço da pandemia. Com isso, poderemos reduzir a contaminação e, futuramente, sairmos da quarentena”, afirmou Maranhão.
A pauta da reunião incluiu a compra pelo Consórcio ABC de equipamentos de proteção individual (EPIs) para as equipes de saúde dos sete municípios. A aquisição está sendo analisada pelo Grupo de Trabalho (GT) Saúde da entidade regional.
Os prefeitos também debateram a ferramenta COVIData, desenvolvida pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e lançada na semana passada juntamente com o Consórcio ABC. A plataforma digital será tema de reunião entre a entidade regional e a instituição de ensino na próxima quarta-feira (6/5) para análise da dispersão do novo coronavírus na região.
Grande ABC