Demanda do Consórcio ABC, descentralização da farmácia de alto custo completa um ano

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 21 de Maio de 2020


Demanda do Consórcio ABC, descentralização da farmácia de alto custo completa um ano

A abertura da Farmácia de Medicamentos Especializados no Poupatempo de São Bernardo do Campo, inaugurada em maio de 2019 e atualmente com mais de 100 mil pacientes atendidos, marcou o início da descentralização da distribuição de medicamentos de alto custo nas sete cidades.  

A ampliação do serviço atendeu a uma demanda antiga do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, órgão financiado pelas prefeituras da região para elaborar e articular projetos regionais, que debate o tema mais de oito anos. 

Até a inauguração da unidade no Poupatempo de São Bernardo (Rua Nicolau Filizola, 100, Centro), a entrega de medicamentos especializados no Grande ABC estava disponível somente no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André (Rua Dr. Henrique Calderazzo, 321, Paraíso), atendendo então em torno de 35 mil pacientes por mês. Em outubro do ano passado, a região ganhou seu terceiro ponto de distribuição de medicamentos especializados, desta vez no Atende Fácil de São Caetano do Sul (Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro).

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, ressaltou que a descentralização da farmácia de alto custo é uma conquista idealizada regionalmente e articulada pelo colegiado de prefeitos em benefício dos moradores das sete cidades. 

“Até um ano atrás, todos os moradores do Grande ABC tinham o Hospital Mário Covas, em Santo André, como única opção para retirar os medicamentos em toda a região. Graças ao trabalho do Consórcio ABC, pudemos expandir o serviço para  São Bernardo e São Caetano, beneficiando as sete cidades”, afirmou Maranhão.

Em relação à logística da farmácia de alto custo, o fornecimento de medicamentos de alto custo está vinculado ao cumprimento de critérios dos protocolos clínicos de cada doença, definidos pelo Ministério da Saúde. Para o cidadão ter acesso aos remédios é necessário apresentar documentos e exames específicos para cada situação.

Consórcio Intermunicipal


Grande ABC