Venda clandestina de botijão de gás

Procon Consórcio ABC - Quarta-feira, 29 de Abril de 2020


Venda clandestina de botijão de gás

@proconsp e Departamento de Operações Policiais Estratégicas combatem

venda clandestina de botijão de gás durante a pandemia

 

Em operação realizada hoje (29 de abril) em Itaquera, zona leste da capital, a Secretaria de Defesa do Consumidor – @proconsp e o Departamento de Operações Policiais Estratégicas da Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo constataram a venda clandestina de botijão de gás. As instituições flagraram a comercialização de botijões sendo feita nas ruas (fora de locais oficiais de venda), a preço muito superior ao sugerido e sem emissão de documento fiscal.

 

O @proconsp e a polícia estão apurando quem é responsável pela infração: a distribuidora, por meio de seus funcionários ou terceiros que compram da distribuidora e revendem a preço muito superior. Quem estiver incorrendo na prática será autuado e preso em flagrante.

 

Nos locais oficiais de venda, as distribuidoras de botijão de gás estão realizando a venda de acordo com o preço sugerido, que é de R$70,00.

 

A elevação injustificada de preços de itens considerados essenciais à população durante a pandemia da covid-19 está em desacordo com a legislação. De meados de março até dia 28 de abril, o @proconsp recebeu, em suas redes sociais, manifestações de consumidores que tiveram problemas com botijão de gás (542 denúncias), de preços abusivos de álcool gel e outros itens (2.336) e de outras questões relacionadas ao coronavírus (1.366).

 

A partir destas denúncias, equipes do @proconsp fiscalizam estabelecimentos e aplicam sanções aos que estiverem cometendo infrações.

 

 

Fundação Procon-SP

Assessoria de Comunicação

Consórcio Intermunicipal


Grande ABC