Os consumidores do Estado de São Paulo que estão enfrentando problemas em decorrência da pandemia do novo coronavírus podem contar com o apoio da Secretaria Extraordinária de Defesa do Consumidor - @proconsp. Por meio de fiscalizações de estabelecimentos, aplicação de multas, intermediação de reclamações, orientações individuais, registro de denúncias e aulas sobre o tema, a instituição combate os impactos da crise.
Desde o avanço da doença até 14 de maio, já são mais de quinze mil atendimentos registrados, sendo nove mil dúvidas, denúncias e pedidos de orientação e seis mil reclamações.
Os setores mais reclamados são agências de viagens (com 3.231 reclamações) e companhias aéreas (com 1.573 reclamações). Os consumidores também registraram queixas contra farmácias/lojas/mercados (682), instituições financeiras (477), ingressos e eventos (126), programas de fidelidade (87) e cruzeiros (67).
Foram 5447 denúncias feitas via redes sociais - 3.300 sobre álcool em gel e demais preços abusivos e sobre gás de cozinha. Partindo também destas denúncias, as equipes de fiscalização visitaram mais de 3 mil farmácias, supermercados, hipermercados, entre outros estabelecimentos de 188 cidades do Estado para apurar práticas abusivas. Até o momento mais de 3 milhões em multas foram aplicadas aos fornecedores que estão prejudicando a população.
O aumento injustificado de preços está em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor, as fiscalizações continuam e os fornecedores que estiverem incorrendo nesta prática serão multados.
*Como denunciar, reclamar e obter orientações
O @proconsp disponibiliza canais de atendimentos à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para android e iOS – ou via redes sociais; para as denúncias, marque @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.
Procon-SP
Assessoria de Comunicação
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