Pandemia e Problemas de consumo: atendimentos aumentaram 1.200%

Procon Consórcio ABC - Terça-feira, 19 de Maio de 2020


Pandemia e Problemas de consumo: atendimentos aumentaram 1.200%

Desde que foi decretada pandemia, o @proconsp tem atuado para intermediar os conflitos e esclarecer dúvidas

 

O @proconsp tem mais de 15 mil atendimentos registrados até o dia 18 de maio por consumidores que tiveram problemas ou dúvidas relacionados à covid-19, 6.326 são reclamações e 9.330 são pedidos de orientação, dúvidas e denúncias. O dado revela um aumento de 1.200% em relação ao dia 13 de março, que somava 1.150 atendimentos.

 

Entre os consumidores que tiveram problemas e procuraram o @proconsp para intermediar a reclamação, agências de viagens e companhias aéreas são os setores mais questionados. As denúncias de preços abusivos e de outros assuntos recebidas via redes sociais somam mais de cinco mil casos.

 

* Fiscalização no Estado de São Paulo

 

Partindo também das denúncias dos consumidores, as equipes de fiscalização visitaram mais de três mil farmácias, supermercados, hipermercados, entre outros estabelecimentos de 188 cidades do Estado. Quase três mil locais (89% do total) foram notificados a apresentar notas fiscais para verificação da prática de preços abusivos. Até o momento mais de 3 milhões em multas foram aplicados.

 

* Preço abusivo

 

O consumidor que encontrar algum valor de produtos ou serviços relacionados ao coronavírus que considere abusivo, deve registrar reclamação junto ao @proconsp. A diretoria de fiscalização irá apurar a situação e o fornecedor pode ser multado caso a infração seja constatada.

 

O aumento de preços de itens considerados essenciais neste momento de avanço do novo coronavírus – por exemplo, alimentos, álcool em gel, botijão de gás e máscaras de proteção –   prejudica a população e a legislação prevê ser dever do Estado interferir quando observar abusos e quando for necessário proteger a parte mais vulnerável.

 

* Como denunciar, reclamar e obter orientações

 

O @proconsp disponibiliza canais de atendimentos à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS – ou via redes sociais; para as denúncias, marque @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.

 

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