Sua conta de energia veio alta? Valores cobrados a mais serão deduzidos; fique atento às dicas do @proconsp para economizar e reduzir os gastos

Procon Consórcio ABC - Sexta-feira, 29 de Maio de 2020


Sua conta de energia veio alta? Valores cobrados a mais serão deduzidos; fique atento às dicas do @proconsp para economizar e reduzir os gastos

Como medida para reduzir o número de funcionários nas ruas durante a pandemia da covid-19, a Enel – distribuidora que atua em São Paulo - desde o começo de abril, passou a oferecer o serviço de autoleitura do medidor de energia para os clientes residenciais e pequenos comércios. O serviço, autorizado pela agência reguladora, permite que o próprio consumidor informe à distribuidora o consumo de energia exibido no seu medidor por meio de uma foto. Para aqueles que não aderirem, a cobrança é feita pela média dos últimos meses.

 

Para conferir como foi feita a leitura é preciso verificar na conta: no campo dados de medição é possível verificar se o faturamento foi feito ou não pela média. Apesar de a Enel afirmar que em caso de cobrança a mais deduzirá o valor nas próximas contas, o consumidor que discordar ou não reconhecer a cobrança, pode registrar reclamação no @proconsp.

 

Veja no vídeo como fazer a autoleitura

 

Em razão de algumas reclamações sobre contas elevadas, @proconsp e Enel estão em tratativas pela volta dos funcionários que fazem a leitura do consumo de energia nas residências.

 

Para conferir como foi feita a leitura é preciso verificar na conta: no campo dados de medição é possível verificar se o faturamento foi feito ou não pela média. Apesar de a  Enel prometer que o valor será deduzido nas próximas contas, caso o consumidor discorde com a cobrança, pode registrar reclamação.

 

*Como reclamar e obter orientações

 

O @proconsp disponibiliza canais de atendimentos à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br) e aplicativo – disponível para Android e iOS.

 

*Veja algumas dicas para reduzir o consumo:

 

* deixe as janelas abertas e aproveite ao máximo a temperatura e a luz natural ao longo do dia;

* regule o tempo do banho e o uso do ferro de passar;

* dê preferência aos produtos in natura para facilitar o cozimento;

* para que tem criança, estimule o uso de brincadeiras que não demandem uso de energia.

 

Fundação Procon-SP

Assessoria de Comunicação

Consórcio Intermunicipal


Grande ABC