O @proconsp reuniu-se ontem (7/7) com a distribuidora de energia elétrica Enel e com o Ministério Público de São Paulo para tratar das contas de energia questionadas por consumidores. Várias pessoas reclamaram no @proconsp terem recebido faturas em valores muito acima do esperado – de 1 de junho ao dia 7 de julho, foram registradas mais de 21 mil queixas contra a empresa.
A concessionária concordou em rever as contas dos consumidores que registraram reclamação no @proconsp e que já estão sendo analisadas por uma força-tarefa formada por especialistas da instituição. Mas não concordou em fazer o parcelamento automático das contas de todos os seus clientes, apenas dos que reclamaram.
A Enel informa que para conseguir obter o parcelamento dos valores questionados, os consumidores deverão entrar em contato com a empresa, fazer o pedido e assinar uma confissão de dívida. O @proconsp entende que tal prática é abusiva e, portanto, a Enel será multada.
* Sobre reajuste das contas de energia
Diante da informação da Enel de que não abrirá mão de aplicar um reajuste nos valores das contas, o @proconsp encaminhou reclamação ao Ministério Público; de acordo com promotor de justiça e defesa do consumidor, o órgão irá se pronunciar até o final do mês.
*Como reclamar
O consumidor que tiver dúvidas ou problemas referentes as suas contas de energia elétrica e não conseguiu um retorno satisfatório da empresa, pode procurar o @proconsp, que disponibiliza canais de atendimentos à distância: no site (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS – ou via redes sociais.
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação
Grande ABC