“Inauguração virtual, mas muito real e fisicamente muito importante”, assim o Governador João Doria deu início, de forma virtual, a cerimônia de abertura do primeiro Posto Avançado de Atendimento e Orientação ao Consumidor, instalado no 8º Distrito Policial do DECAP, nesta terça-feira (25/8), resultado de parceria entre a Fundação Procon-SP e a Secretaria de Segurança Pública – SSP.
O secretário de defesa do consumidor, Fernando Capez, deu seguimento ao evento afirmando que a previsão de atendimento desse posto é de 1.000 pessoas nos três primeiros meses, com a vantagem de poder realizar audiências de conciliação, o que até então, só ocorria na sede do Procon-SP, na Barra Funda. Segundo Capez, a ideia é que se consiga instalar um posto como esse em quase todas as delegacias de São Paulo.
Durante seu discurso Capez fez um agradecimento aos servidores da Fundação Procon-SP pela excelência de trabalho realizado em 44 anos de sua existência. “Um trabalho que a população reconhece e, com certeza, será ampliado agora. Queremos estar em todos os pontos, lado a lado com a polícia civil, com os distritos policiais, fazendo atendimento e conciliação na proteção e defesa do consumidor”, concluiu.
Para o secretário da segurança pública, General João Camilo Pires de Campos, essa é uma marca de uma administração moderna. “Administração moderna integra esforços. Essa integração de esforços no 8º Distrito vem ao encontro da missão do Procon-SP e da Segurança Pública que é a de proteger pessoas”, afirma.
“Esse é mais um espaço importante de cidadania onde nós teremos a oportunidade de receber os consumidores, principalmente os mais vulneráveis que não tem acesso, muitas vezes tecnológico e precisam do atendimento presencial”, assim o secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Debellis Mascaretti, se referiu ao projeto.
O 8º Distrito Policial do DECAP está localizado no bairro do Brás (R. Sapucaia, 206), região estratégica com grande concentração de consumidores.
Projeto-piloto
Apesar da prestação de serviços por meio da internet estar cada vez mais acessível no cotidiano do cidadão, o Procon-SP constatou que ainda existe um público a quem se faz necessário o atendimento presencial (40% das demandas registradas). São os consumidores considerados hipervulneráveis como, por exemplo, os idosos e pessoas com deficiência.
Como o Procon-SP e a SSP possuem o consumidor como destinatário final, com essa parceria, diante de um conflito de consumo, ambos podem ser acionados a solucionar a questão, justificando a otimização e a conjunção de esforços. A ação conjunta permitirá ainda o mapeamento dos reclamados e a identificação da atuação de organizações criminosas.
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação
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