A Fundação Procon-SP notificou o BANCO C6 CONSIGNADO S/A FICSA para que explique sobre crédito de valores referentes a operações de empréstimo consignado, não contratadas pelos consumidores, bem como as dificuldades ocorridas na solução da questão junto ao seu SAC.
Só em setembro de 2020 o Procon-SP registrou 149 reclamações contra o Banco C6, quando que, em maio do mesmo ano apenas uma demanda foi cadastrada.
A empresa também terá que informar:
- como e por quais canais estão sendo ofertadas e contratadas as operações de crédito consignado;
- quando da constatação do crédito indevido, como o consumidor pode efetuar o cancelamento da contratação;
- se verificou a ocorrência de problema sistêmico que poderia ter dado causa ao aumento de contestações de operações e quantas ocorrências semelhantes foram detectadas em 2020;
- quais providências têm sido adotadas para solução dos problemas relatados;
- quais os canais de atendimento são disponibilizados ao consumidor para atendimento.
A empresa tem 72 horas para responder aos questionamentos, a contar de segunda-feira, 19/10.
O diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez esclarece que a realização de empréstimo consignado sem a solicitação do consumidor é uma infração gravíssima ao Código de Defesa do Consumidor, viola não apenas o direito a livre escolha do consumidor como compromete e coloca em risco a sua economia. “Se não houver esclarecimento por parte da empresa, o Procon aplicará uma multa severa e vai coibir esse tipo de prática danosa as pessoas, normalmente hipossuficientes, idosos e pessoas sem capacidade de avaliar o perigo que representa o superendividamento”, conclui.
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação
Grande ABC