Procon-SP na Black Friday Procon-SP convoca grandes fornecedores que participarão do evento; a reunião de hoje foi com a Via Varejo, empresa responsável pelas marcas Ponto Frio, Casas Bahia e Extra.com

Procon Consórcio ABC - Quarta-feira, 18 de Novembro de 2020


Procon-SP na Black Friday   Procon-SP convoca grandes fornecedores que participarão do evento; a reunião de hoje foi com a Via Varejo, empresa responsável pelas marcas Ponto Frio, Casas Bahia e Extra.com

Procon-SP convoca reuniões com os principais fornecedores que participarão da Black Friday, evento que acontece no próximo dia 27 em que diversos estabelecimentos comerciais promovem descontos e promoções. O objetivo é que as empresas estejam preparadas para a data e que o consumidor possa aproveitar as ofertas sem ter problemas durante ou após as compras.

 

A Via Varejo (Ponto Frio, Casas Bahia e Extra.com), na edição da Black Friday de 2019 foi a terceira empresa mais demandada pelos consumidores no Procon-SP. Somente na semana da Black Friday, de 28 de novembro a 6 de dezembro do ano passado, foram registrados 214 atendimentos. Na reunião com o Procon-SP, a empresa apresentou documento com uma série de compromissos que assumirá durante a Black Friday. “Essas reuniões preventivas são importantes para minimizarmos os problemas durante a Black Friday. Uma série de protocolos a serem adotados foram apresentados pelos representantes da empresa, e esperamos que isso ajude a diminuir o número de reclamações” afirmou o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez.

 

Reclamações Black Friday 2019

 

No ano passado, foram registradas durante a data 2.360 reclamações, sendo o principal problema relatado a não entrega ou demora na entrega, com 988 queixas ou 41,86% do total. Os consumidores também tiraram dúvidas pelas redes sociais do Procon-SP, com um total de 480 consultas sobre o evento.

 

Outros problemas reclamados foram: produto ou serviço indisponível, com 343 casos (14,53%); pedido cancelado após finalização da compra, com 302 (12,80%); maquiagem de desconto, com 220 (9,32%); mudança de preço ao finalizar a compra, com 216 (9,15%); produto ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto ou danificado, com 190 (8,05%); site intermitente, congestionado ou página bloqueada, com 61 (2,58%); pagamento com boleto bancário ou débito em conta indisponível, com 34 (1,44%).

 

Dicas para comprar na Black Friday

 

Verificar qual preço está sendo praticado no mercado nos próximos dias, pesquisar em mais de um site, fazer prints das telas com os preços oferecidos pelas lojas, usar aplicativos e sites de comparação de preços ajudam a avaliar se o valor é de fato promocional.

 

Recomenda-se fazer uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e estipular um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto e prejudicar o orçamento. Além disso, é interessante pesquisar previamente sobre o produto que pretende comprar, como suas características, funções, locais em que está à venda, entre outros.

 

Observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.

Fundação Procon-SP

Assessoria de Comunicação

Consórcio Intermunicipal


Grande ABC