Observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.
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https://www.procon.sp.gov.br/black-friday-procon-sp-orienta/ O Procon-SP realizou mais uma reunião preventiva para discutir sobre a Black Friday, evento que acontece no próximo dia 27 em que lojas promovem descontos e promoções. A reunião de hoje (19/11) foi com a B2W empresa mais reclamada na edição de 2019 e responsável pela B2W, Americanas.com, Submarino, Shoptime, Sou Barato e Lojas Americanas.
O objetivo é que os estabelecimentos estejam preparados para a data e que o consumidor possa aproveitar as ofertas sem problemas durante ou após as compras. Além da B2W, Carrefour, Grupo Via Varejo - responsável pelas marcas Ponto Frio, Casas Bahia e Extra.com - e Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), que representa empresas varejistas de diferentes setores e atua em território nacional, também se reuniram com o Procon-SP.
"Mais um contato orientando as empresas a terem muita cautela com descontos maquiados e falsas propostas, a atenderem bem o consumidor e a exercitarem a política de trocas", afirma Fernando Capez, diretor-executivo do Procon-SP. "Também estão sendo orientadas a respeitarem o direito ao arrependimento presente nas compras online, que é poder cancelar a compra no prazo de sete dias", complementa.
Os fornecedores estão apresentando os seus planejamentos e assumindo o compromisso de transparência e de reforço no atendimento para que problemas e dúvidas dos consumidores sejam prontamente solucionados, mas o Procon-SP segue monitorando e casos de desrespeito à legislação serão multados.
Reclamações Black Friday 2019
Em 2019, somente na semana da Black Friday, a B2W teve 315 reclamações registradas no Procon-SP.
No geral, no ano passado, o principal problema relatado pelos consumidores com relação à data foi a não entrega ou demora na entrega, com 988 queixas. Outros problemas reclamados foram: produto ou serviço indisponível, com 343 casos; pedido cancelado após finalização da compra, com 302; maquiagem de desconto, com 220; mudança de preço ao finalizar a compra, com 216; produto ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto ou danificado, com 190; site intermitente, congestionado ou página bloqueada, com 61; pagamento com boleto bancário ou débito em conta indisponível, com 34.
Dicas para comprar na Black Friday
Verificar qual preço está sendo praticado no mercado nos próximos dias, pesquisar em mais de um estabelecimento, fazer prints das telas com os preços oferecidos pelas lojas, usar aplicativos e sites de comparação de preços ajudam a avaliar se o valor é de fato promocional.
Recomenda-se fazer uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e estipular um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto e prejudicar o orçamento. Além disso, é interessante pesquisar previamente sobre o produto que pretende comprar, como suas características, funções, locais em que está à venda, entre outros.
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação
Grande ABC