Nesta segunda-feira (7/12) o Procon-SP participou da “Operação Olhos de Lince”, ação conjunta com o Ipem-SP – Instituto de Pesos e Medidas para fiscalizar postos de combustíveis na capital. A Operação contou com a presença do Secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa e equipes de fiscalização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e da Polícia Civil.
Fiscais do Procon-SP visitaram oito estabelecimentos e encontraram irregularidades em todos. As principais infrações encontradas foram na precificação (dois preços para o mesmo produto, informação incorreta de preço, não exibe os preços de todos os combustíveis à entrada do posto), produtos com validade vencida e a não informação do distribuidor na bomba.
Os estabelecimentos autuados responderão a processos administrativos, sendo assegurada a ampla defesa.
Ipem
Os fiscais do Ipem verificaram as bombas no que diz respeito à fraude na volumetria. Foram encontradas irregularidades em cinco dos oito postos visitados. Os representantes dos postos de combustíveis têm dez dias para apresentar defesa junto ao instituto.
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação
Grande ABC