Consórcio ABC celebra 30 anos de atuação em benefício das sete cidades

Obras - Quinta-feira, 17 de Dezembro de 2020


Consórcio ABC celebra 30 anos de atuação em benefício das sete cidades

Fundado em 19 de dezembro de 1990 por iniciativa dos prefeitos das sete cidades que formam o ABC Paulista, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC chega aos 30 anos com o rosto diferente, protegido por máscara, um sinal dos tempos de pandemia do novo coronavírus, mas  destacando-se como uma ferramenta importante para viabilizar políticas públicas de enfrentamento tanto da crise sanitária quanto de seus efeitos na economia. 

Como parte do calendário de comemorações, a entidade regional promoveu nesta quinta-feira (17/12), por meio de videoconferência, um encontro entre os prefeitos e autoridades do Governo do Estado de São Paulo para relembrar as conquistas e para apontar os desafios do órgão público no período pós-pandemia. Na abertura do evento, o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, apresentou um balanço dos principais projetos iniciados em 2020 e recordou as ações da entidade ao longo dos 30 anos. 

“O Consórcio ABC é uma referência não só para o Brasil ou para a cidade de São Paulo. Autoridades de outros países já vieram conhecer a nossa experiência.  Percebemos que não há outra forma de resolver os problemas das grandes cidades que não seja por intermédio da política consociada”, afirmou Gabriel Maranhão.

Ex-presidentes do Consórcio ABC, os prefeitos de Santo André, Paulo Serra, e de Ribeirão Pires, Adler Teixeira - Kiko também relembraram as conquistas e a importância da atuação da entidade regional em benefício das sete cidades desde sua fundação.

“A existência em si da entidade já é um fato a ser comemorado. Os desafios que virão serão imensos, e o Consórcio terá um papel ainda mais importante no pós-pandemia, em especial na área da saúde e da economia”, destacou Paulo Serra.  

Em seguida, representando o governador de São Paulo, João Doria, o vice-governador Rodrigo Garcia, afirmou que a celebração virtual é um momento de realçar as ações do Consórcio ABC. Garcia ressaltou que a entidade não só contribui para a efetivação de políticas públicas no Grande ABC, mas é um importante gerador de exemplos para todas as regiões do Brasil. “Quero reforçar aqui que a visão em conjunto das cidades foi fundamental para o enfrentamento da pandemia do coronavírus”, disse Rodrigo Garcia. 

Patrícia Ellen, secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, enfatizou que a pandemia provocou uma crise sanitária, humanitária e econômica, trazendo grandes desafios para o futuro e exigindo dedicação de todos os gestores públicos.

“São três crises que exigem forte liderança. Tivemos que criar grandes estruturas de distribuição de cestas básicas e de apoio a população. Desejo sorte e saúde porque teremos anos desafiadores pela frente e uma grande oportunidade para trazermos novos modelos de desenvolvimento econômico que sejam sustentáveis economicamente, ambientalmente e socialmente. Teremos como missão garantir o modelo de inclusão” afirmou  Patrícia Ellen.

Fabio Hideki Ono, subsecretário de Planejamento da Infraestrutura Subnacional, destacou na cerimônia que o Ministério da Economia e o Consórcio ABC tiveram uma excelente interação nesse ano. De acordo com o subsecretário, a entidade regional é uma referência para um projeto do departamento do Governo Federal que buscou responder à questão de como colocar os consórcios públicos como instrumentos a favor do investimento de infraestrutura nacional. “Para entender as práticas, nós pesquisamos exemplos de consórcios públicos no Brasil e o Consórcio ABC é, sem dúvida, uma referência para o tema de consórcios no país”, disse Fabio Ono. 

História

O Consórcio ABC surgiu para consolidar o relacionamento entre os municípios e articular ações de caráter regional, buscando inicialmente ações consorciadas relacionadas à destinação dos resíduos sólidos. A entidade que passou a ser o primeiro consórcio multissetorial de direito público e natureza autárquica do país em fevereiro de 2010, conquistou no mesmo ano o direito de receber repasses estaduais e federais para programas e projetos que atendam às prioridades dos municípios consorciados, além de lançar processos licitatórios e articular parcerias com outras entidades.

As parcerias com os governos federal e estadual avançaram em questões como drenagem, construção de hospitais, implantação de escolas de tecnologia e da Universidade Federal do ABC, programas de qualificação profissional e a expansão do Polo Petroquímico,  acordos voltados à infraestrutura e o premiado programa da Casa Abrigo Regional, que atende mulheres vítimas de violência doméstica com recursos exclusivos do Consórcio ABC, desde 2004.

O Consórcio ABC também regional produziu planos regionais para áreas como Macro e Microdrenagem, Resíduos Sólidos, Educação, Habitação e Mobilidade Urbana, que norteiam uma série de ações desenvolvidos pelo órgão intermunicipal.

Ao longo da pandemia, a entidade que representa a união das prefeituras da região tem atuado em diversas frentes para fortalecer medidas de prevenção e de combate à disseminação do vírus. O Consórcio ABC reuniu os prefeitos das sete cidades para definir medidas emergenciais, comprou equipamentos de proteção individual (EPIs) para os municípios, lançou um site com informações e orientações sobre o novo vírus e arrecadou mais de 9,5 toneladas de alimentos e material de higiene para os Fundos Sociais de Solidariedade dos municípios, que realizaram o repasse às famílias em situação de vulnerabilidade social. A entidade regional foi também o primeiro órgão público do país a instituir a quarentena e trabalho em home office.

Além dessas iniciativas, a instituição firmou convênio com o Governo do Estado de São Paulo para reforçar o combate ao racismo na região, promoveu o Encontro Paulista dos Consórcios Públicos por meio de videoconferência e desenvolveu campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher em pontos de grande circulação das sete cidades. Para marcar o ano de celebrações, o órgão intermunicipal inaugurou ainda o Procon Concórcio ABC,  resultado do primeiro convênio firmado no Brasil entre um órgão de proteção e defesa dos consumidores e um consórcio público.

Confira abaixo todos os presidentes da história do Consórcio Intermunicipal Grande ABC:

1991 - 1992– Celso Daniel– Prefeito de Santo André

1993 - 1994 – Valdirio Prisco– Prefeito de Ribeirão Pires

1995 – Walter Demarchi– Prefeito de São Bernardo do Campo

1996 – Valdirio Prisco – Prefeito de Ribeirão Pires

1997 – Celso Daniel - Prefeito de Santo André

1998 – Maurício Soares– Prefeito de São Bernardo do Campo

1999 – Maria Inês de Almeida Soares– Prefeita de Ribeirão Pires

2000 – Oswaldo Dias – Prefeito de Mauá

2001 – Ramon Álvaro Velásquez– Prefeito de Rio Grande da Serra

2002 – Luiz Olinto Tortorello – Prefeito de São Caetano do Sul

2003 – José de Filippi Júnior– Prefeito de Diadema

2004 – Maria Inês de Almeida Soares – Prefeita de Ribeirão Pires

2005 - 2006 – William Dib – Prefeito de São Bernardo do Campo

2007 – Adler Alfedo Jardim Teixeira – Prefeito de Rio Grande da Serra

2008 – João Avamileno – Prefeito de Santo André

2009 – José Auricchio Júnior – Prefeito de São Caetano do Sul

2010 –Clóvis Volpi– Prefeito de Ribeirão Pires

2011 - maio de 2012 – Mário Reali – Prefeito de Diadema

Junho a dezembro de 2012 - Adler Alfedo Jardim Teixeira – Prefeito de Rio Grande da Serra

2013 - 2014 – Luiz Marinho – Prefeito de São Bernardo do Campo

2015 – Gabriel Maranhão– Prefeito de Rio Grande da Serra

2016 – Luiz Marinho – Prefeito de São Bernardo do Campo

2017 - 2018 – Orlando Morando – Prefeito de São Bernardo do Campo

2019 – Paulo Serra– Prefeito de Santo André

2020 – Gabriel Maranhão – Prefeito de Rio Grande da Serra  

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André