Mais de 1 milhão de doses de vacinas contra Covid-19 já foram aplicadas nas sete cidades do Grande ABC, segundo dados divulgados pelas prefeituras por meio das secretarias municipais de Saúde.
Até esta terça-feira (1/6), 1.003.029 doses já foram aplicadas na região. Desse total, 671.790 correspondem a vacinas usadas em primeira dose, enquanto 331.239 vacinas foram destinadas à segunda dose de imunização.
As sete cidades do Grande ABC iniciaram a imunização contra o novo coronavírus em 19 de janeiro, data em que a região recebeu as primeiras doses da Coronavac, vacina desenvolvida conjuntamente pelo Instituto Butantan e pelo laboratório Sinovac. Ainda em janeiro, no dia 26, as sete cidades começaram a receber doses da vacina Covishield, desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório britânico Astrazeneca.
O cronograma de vacinação foi definido pelos prefeitos da região, que se reuniram em assembleia extraordinária do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, conforme os grupos prioritários da Saúde e demais indicados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A vacinação em cada um dos municípios do Grande ABC é realizada conforme o número de doses recebido individualmente pelas prefeituras, que realizam a imunização de acordo com suas particularidades e também fazem o controle em relação à aplicação da segunda dose.
O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, destacou o trabalho conjunto dos sete municípios para superar 1 milhão de doses aplicadas.
“É um dia histórico para a nossa região, fruto do trabalho do Consórcio ABC, da eficiência, da organização e do planejamento de cada um dos sete municípios para salvar vidas. A vacina é a nossa grande arma para superar a pandemia de forma definitiva. Tenho certeza de que vamos vencer. Continuaremos avançando para proteger cada vez mais munícipes e salvar vidas”, afirmou Paulo Serra.
Grande ABC