Seminário inicia preparação do 15º Congresso de História do Grande ABC

Educação - Terça-feira, 17 de Agosto de 2021


Seminário inicia preparação do 15º Congresso de História do Grande ABC

O seminário virtual “A regionalidade em questão: Novas perspectivas nos 30 anos do Congresso de História do Grande ABC", realizado nesta terça-feira (17/8), marcou o início das ações preparatórias para a 15ª edição do evento regional, que ocorrerá em 2022.

Organizado pelo Grupo Temático História e Memória do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, o evento contou com a participação do escritor José de Souza Martins, idealizador do Congresso de História, e da escritora Dalila Teles Veras. O encontro foi moderado pela arquiteta e professora universitária Silvia Passarelli.

Em sua fala, Martins remontou à história do ABC desde séculos passados para entender a questão da regionalidade, abordando temas como escravidão, povos indígenas e imigração.

“Sem o Grande ABC São Paulo não teria sido o que é. Foi a indústria do ABC que criou a cidade de São Paulo e sua urbanidade moderna”, afirmou o sociólogo.

Já a escritora ressaltou o ineditismo do Congresso de História, que há mais de 30 anos reúne acadêmicos, artistas e memorialistas, além do apoio do Consórcio ABC à iniciativa.

“O fato de o Consórcio ter assumido a organização do Congresso acabou fortalecendo o evento e a reunião de todos os envolvidos”, afirmou Dalila.

A primeira edição do Congresso de História ocorreu em 1990, em Santo André. Desde então, cada uma das sete cidades já recebeu duas edições do encontro regional.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André