Grande ABC discute retomada da economia e apresenta diagnóstico

Destaques do Consórcio - Terça-feira, 22 de Fevereiro de 2022


Grande ABC discute retomada da economia e apresenta diagnóstico

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou, nesta terça-feira (22/2), da segunda etapa do programa “Avança ABC”, promovido pela Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC. O evento, que teve como objetivo a construção do Diagnóstico Regional, contou com debates sobre os desafios econômicos pós-pandemia nas sete cidades.

Participaram do encontro representantes de universidades, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Associação Comercial e Indústrial de Santo André (Acisa), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul (Itescs),  Associação dos Gestores de RH (Agerh) e secretários municipais de Desenvolvimento Econômico da região.

A primeira etapa do programa foi realizada em 14 de fevereiro com representantes do Poder Público e contou com o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. A proposta é diagnosticar as necessidades do Poder Público e das cadeias produtivas, objetivando traçar metas para a retomada da economia do Grande ABC.

Caberá à Agência de Desenvolvimento elaborar um relatório com as demandas apresentadas nos dois encontros e encaminhar projetos, programas e ações que atinjam a necessidade dos mais variados setores.

Durante as reuniões, representantes do poder público apontaram a necessidade de que as políticas de desenvolvimento econômico sejam desenvolvidas de forma integrada com outras pastas como Assistência Social, Mobilidade Urbana, Habitação, Saúde, entre outras. Além disso, reforçaram que é preciso investir em capacitação e em políticas de empregabilidade com a qualificação da mão de obra. 

O setor privado defendeu a necessidade de investimentos em tecnologia para adequar a região a nova cadeia global de valor, levando em conta o tripé da sustentabilidade: Social, Ambiental e Financeiro, interagindo harmonicamente e garantindo a integridade do planeta e da sociedade dentro do desenvolvimento econômico-industrial.

O presidente da Agência de Desenvolvimento, Aroaldo Oliveira da Silva, destacou a importância do Diagnóstico Regional. “De tempos em tempos nós precisamos, de forma conjunta, fazer um diagnóstico regional para avaliar se estamos indo no caminho certo, e aqui é o primeiro pacto para esse diagnóstico”, disse.


Para o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, planejar é fundamental para buscar os resultados esperados. “É um trabalho importantíssimo de resistência, não é fácil ficar aqui conceitualmente traçando, estudando, fazendo planejamento estratégico, porque a urgência das políticas públicas pede para ontem, mas é fundamental ter resiliência para produzir os resultados esperados”, destacou.

Representando a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o deputado Teonilio Barba pontuou a necessidade do apoio da Agência e do Consórcio ABC para a retomada da economia. “Essas alternativas de crescimento econômico se não tiverem o apoio do Poder Público, da Agência e do Consórcio fica muito difícil de se encaminhar. Não basta criar programas, é preciso ter uma agência para fomentar a região”, afirmou.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André