Governo do Estado inicia obras do BRT no Grande ABC

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 24 de Fevereiro de 2022


Governo do Estado inicia obras do BRT no Grande ABC

O Governo do Estado iniciou, nesta quinta-feira (24/2), as obras da linha de BRT (Bus Rapid Transit, em inglês, ou Transporte Rápido por Ônibus, em português) que vai ligar o Grande ABC à Capital.

A linha terá 18 quilômetros de via expressa, com 20 paradas, três terminais e uma frota de 82 ônibus elétricos, com ar-condicionado, silenciosos e não poluentes, articulados, com 23 metros. 

Durante a cerimônia que marcou o início das obras, realizada no Terminal São Bernardo da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), o governador João Doria destacou que o novo modal trará conforto, segurança e agilidade para a população do Grande ABC. 

“Estamos dando início ao BRT-ABC, o primeiro do Estado de São Paulo e o mais moderno do Brasil, com 100% de investimento privado”, afirmou.

O BRT-ABC vai conectar por meio de ônibus, via corredor exclusivo, os municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul a São Paulo. O sistema se conectará a CPTM, Metrô, Expresso Tiradentes, linhas da SPtrans e ao Corredor ABD. 

Na Estação Tamanduateí, o passageiro terá a opção de acessar a Linha 2-Verde do Metrô ou a Linha 10-Turquesa da CPTM. A partir daí, o passageiro tem a opção de seguir até a estação Sacomã, integrando também ao Expresso Tiradentes.

De ponta a ponta, o trajeto entre os municípios do Grande ABC e a Capital poderá ser percorrido em 40 minutos, na modalidade expressa. Além do bilhete expresso que dará a opção de o passageiro fazer menos paradas, haverá duas outras opções, tradicional e semiexpressa.

O trajeto terá início no Terminal São Bernardo da EMTU e passará por importantes vias da região, entre elas as avenidas Aldino Pinotti, Lauro Gomes e Guido Aliberti, com acesso à Fundação do ABC e ao Instituto Mauá de Tecnologia. Já na capital paulista, a viagem seguirá pelas avenidas Almirante Delamare e Presidente Wilson, com acesso ao Terminal Tamanduateí, e pela Rua das Juntas Provisórias, com destino à Estação Sacomã.

O secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Acacio Miranda, ressaltou a importância do novo modal para as sete cidades. “Havia grande expectativa em relação ao início das obras na região, pois é uma obra que trará novas ligações entre o Grande ABC e o Metrô e a CPTM, beneficiando a população das sete cidades”, afirmou.

O BRT-ABC foi anunciado pelo Governo do Estado aos prefeitos do Grande ABC em julho de 2019, em reunião articulada pelo Consórcio ABC. Em setembro daquele ano, o então secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, participou de reunião na sede do colegiado de prefeitos para discutir sobre a iniciativa.

Em maio de 2021, o Governo do Estado reuniu os prefeitos do Grande ABC no Palácio dos Bandeirantes para apresentar o projeto. Naquele mesmo mês, o vice-governador Rodrigo Garcia veio ao Grande ABC, em evento promovido pelo Consórcio ABC, para detalhar o sistema para os prefeitos e secretários de Mobilidade Urbana das sete cidades.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André