Consórcio ABC apresenta projetos regionais para pesquisador alemão

Destaques do Consórcio - Terça-feira, 29 de Março de 2022


Consórcio ABC apresenta projetos regionais para pesquisador alemão

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu, nesta terça-feira (29/3), o pesquisador Sthephan Treuke, representante alemão de um projeto de pesquisa realizado em conjunto entre a Universidade Federal do ABC, a Universidade Técnica de Dortmund e a Universidade de Duisburg-Essen. Um dos principais objetivos do trabalho é estabelecer uma cooperação entre pesquisadores e promover uma troca de experiências entre os países. 

Representando a UFABC, também acompanharam a visita à sede da entidade regional a coordenadora do curso de Planejamento e Gestão do Território da instituição de ensino, Sandra Momm, e os pesquisadores Marcio Kontopp e Luís Gustavo Branco.

Durante o encontro, as coordenadoras de Programas e Projetos da entidade regional Juliana Cavasini, Sandra Malvese e Maria Gracely Batista Marques, a Graça, apresentaram o histórico da fundação do órgão, criado em 1990, e as principais realizações do colegiado de prefeitos ao longo das últimas décadas, graças à articulação conjunta dos municípios, em áreas como infraestrutura, meio ambiente, assistência social, entre outras.

Treuke ressaltou que o Grande ABC tem muitas similaridades com o Vale do Ruhr, na Alemanha. A região metropolitana mais populosa do país europeu passou por um processo de reestruturação industrial a partir da década de 1980. 

“Foi muito importante conhecer o trabalho do Consórcio ABC, que atua como facilitador e reúne os interesses dos municípios integrantes. Temos muitos pontos de convergência em termos de gestão e governança”, afirmou o pesquisador.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André