Governo do Estado se prontifica a acompanhar negociações para manutenção da Toyota no ABC

Destaques do Consórcio - Segunda-feira, 11 de Abril de 2022


Governo do Estado se prontifica a acompanhar negociações para manutenção da Toyota no ABC

O Governo do Estado de São Paulo se prontificou, nesta segunda-feira (11/4),  a acompanhar as negociações para a manutenção da montadora Toyota no Grande ABC.

O compromisso foi anunciado na sede da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, em uma agenda solicitada pela Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, com participação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Durante a reunião, foi apresentado um documento solicitando a participação do Governo do Estado em um grupo que está sendo implementado para discutir a permanência da montadora na região. 

A pasta estadual colocou ainda à disposição dos trabalhadores os programas de empregabilidade e atração de investimentos desenvolvidos por meio do Programa Polos de Desenvolvimento Econômico.

Participaram da reunião a subsecretária estadual de Competitividade de Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Perniciotti; o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico, Aroaldo Oliveira da Silva; o diretor administrativo do Sindicato, Wellington Messias Damasceno; e o secretário-executivo do Consórcio ABC, Orlando Faria.

O presidente da Agência de Desenvolvimento ressaltou a receptividade dos representantes do Estado. “Convidamos a secretaria para participar do grupo de trabalho para pensar as alternativas para a planta da Toyota em São Bernardo. A secretaria estadual sinalizou com sua participação e colocou à disposição todos os programas que desenvolve”, disse Aroaldo Oliveira.

O secretário-executivo do Consórcio ABC destacou a atuação da entidade regional nas negociações. “O colegiado de prefeitos também participa desta força-tarefa para manutenção da Toyota no Grande ABC, unindo forças com outras entidades representativas”, afirmou Orlando Faria.

Na última terça-feira (5/4), a Toyota anunciou que vai fechar a fábrica em São Bernardo do Campo. Inaugurada em 1962, a planta é a mais antiga do grupo no Brasil e a primeira da montadora fora do Japão. Atualmente, a unidade conta com aproximadamente 500 trabalhadores.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André