Governo do Estado apresenta Rede de Radioamadores ao Consórcio ABC

Administração - Terça-feira, 26 de Abril de 2022


Governo do Estado apresenta Rede de Radioamadores ao Consórcio ABC

Representantes da Defesa Civil Estadual realizaram, na segunda-feira (25/4), na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, uma apresentação da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER). O sistema foi detalhado ao Grupo de Trabalho (GT) Gestão de Riscos da entidade regional.

A REER está vinculada a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC-SP). O objetivo da iniciativa é auxiliar a Defesa Civil e demais instituições de resposta em ocorrências e desastres que comprometem a comunicação, restabelecendo uma linha de comunicação com rapidez e eficiência.

Conforme o decreto estadual 64.569/2019, a REER é integrada por voluntários pessoas físicas, habilitados a operar estação de radioamador instalada no território estadual e titulares de Certificado de Operador de Estação de Radioamador (Coer) expedido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A participação dos radioamadores é subordinada a um Coordenador Regional da REER.

A iniciativa foi apresentada pelo coordenador operacional da REER, Rodrigo Coelho Salvatori, pelo coordenador geral da REER, Fernando Gonçalo, e pela coordenadora Regional da REER, Pâmella Zarpellon.

No Grande ABC, foram identificadas 12 pessoas que atuam como radioamadores. Por meio do programa, o Governo do Estado pretende criar uma radioamadores que atuem voluntariamente num caso de emergência.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André