Grande ABC começa a aplicar terceira dose contra Covid em adolescentes

Destaques do Consórcio - Segunda-feira, 30 de Maio de 2022


Grande ABC começa a aplicar terceira dose contra Covid em adolescentes

O Grande ABC começou, nesta segunda-feira (30/5), a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos. A medida segue a recomendação do Ministério da Saúde, divulgada em nota técnica publicada na última sexta-feira (27/5).

Para o esquema vacinal deste público serão usadas Pfizer e Coronavac, aprovados para este público pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme a disponibilidade dos imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde e encaminhados pela Secretaria Estadual da Saúde. A dose de reforço pode ser aplicada após quatro meses do recebimento da segunda dose. A recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas.

Desde janeiro de 2021, os sete municípios já aplicaram mais de 6,4 milhões de doses de imunizantes. Deste total, 2,4 milhões correspondem à primeira dose, o que corresponde a aproximadamente 88% da população das sete cidades. Por sua vez, a população com esquema vacinal completo supera 2,2 milhões de pessoas, equivalente a cerca de 80% dos habitantes do Grande ABC, e mais de 1,7 milhão receberam dose de reforço, ou 62%. Os números incluem a vacinação de adultos, adolescentes e crianças.

Os dados são das secretarias municipais de Saúde, da Fundação Seade e da plataforma Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo, compilados pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

O esquema vacinal completo é fundamental para adquirir a imunidade comprovada e informada pelos laboratórios. Todos os imunizantes aprovados pela Anvisa são seguros e eficazes.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, destacou a importância da aplicação da vacina de reforço para os adolescentes. “Completar a cobertura vacinal é fundamental para vencermos a guerra contra o vírus”, afirmou.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André