O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou, nesta quinta-feira (30/6), de um debate sobre a importância da participação dos catadores na gestão de resíduos sólidos e formular e discutir políticas públicas a esses profissionais. O tema foi discutido no seminário “Um olhar integrado sobre os catadores de materiais recicláveis”, realizado pelo Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa).
O evento contou com quatro mesas temáticas, reunindo gestores públicos, técnicos, instituições acadêmicas, cooperativas, organizações sociais e o setor empresarial. Uma das mesas debateu a inserção dos catadores nas políticas municipais, com presença de representantes do Grupo de Trabalho (GT) Resíduos Sólidos do Consórcio ABC e moderação da coordenadora de Programas e Projetos da entidade regional Lívia Rosseto.
O seminário abordou ainda o papel dos catadores na estruturação de políticas ambientais e urbanas e o trabalho das cooperativas e movimentos sociais que atuam em prol dos catadores. O encontro também tratou das possibilidades e contribuições dos diferentes setores para inclusão produtiva e fortalecimento da cadeia de reciclagem, em uma mesa moderada pelo coordenador do GT Desenvolvimento Econômico do Consórcio ABC, Fernando Cunha.
Grande ABC