Consórcio ABC recebe Câmara Temática de Defesa Civil

Destaques do Consórcio - Terça-feira, 30 de Agosto de 2022


Consórcio ABC recebe Câmara Temática de Defesa Civil

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu, nesta terça-feira (30/8), a Câmara Temática de Defesa Civil. O evento, promovido pela Defesa Civil Estadual, abordou temas direcionados à prevenção e gestão de risco de desastres, com o objetivo de estreitar o relacionamento com os municípios.

O secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira, abriu o encontro. “Fortalecer o sistema de Defesa Civil nos deixa mais presentes na vida da população. Não tenho dúvida que a presença do Estado é muito importante para o município, pois em cada visita técnica vemos a real necessidade de cada cidade”, afirmou.

Também participaram do evento o diretor da Defesa Civil do Estado, Rinaldo Araújo Monteiro; o coordenador regional de Proteção e Defesa Civil (Repdec), Alexandre Alves Mota; e a comandante do 8º Grupamento de Bombeiros (GB) de Santo André, Cynthia Montanheiro.

Durante o encontro, o coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Gestão de Riscos do Consórcio ABC, Luciano Jurcovichi Costa, apresentou demandas das sete cidades para o setor.

Os representantes da Defesa Civil Estadual apresentaram iniciativas como a Ação de Aparelhamento, por meio da qual os municípios recebem viaturas e equipamentos, além de procedimentos para a celebração de convênio de obras preventivas e recuperativas. 

Para o Grande ABC, foram firmados convênios com as prefeituras para a entrega de 10 viaturas, além de sete kits de equipamentos, para as Defesas Civis Municipais, com investimento de R$ 1,5 milhão. Os recursos são direcionados à Casa Militar, por meio da Defesa Civil Estadual, o que garante uniformidade nas compras e economia de escala.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André