Consórcio ABC lança campanha de prevenção da monkeypox

Destaques do Consórcio - Sexta-feira, 02 de Setembro de 2022


Consórcio ABC lança campanha de prevenção da monkeypox

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC lança uma campanha com orientações sobre a monkeypox. Por meio de peças informativas nos canais digitais da entidade regional, a iniciativa traz esclarecimentos sobre a doença e informações sobre as formas de prevenção.

A monkeypox é uma zoonose causada por um vírus da família da varíola. Apesar de também ser conhecida como varíola dos macacos, esses animais não são transmissores para seres humanos. A doença é transmitida pelo contato com pessoas infectadas ou secreção humana contaminada pelo vírus.

As medidas de prevenção incluem evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele e não compartilhar objetos contaminados como, por exemplo, copos, talheres, lençóis e toalhas. Também é imprescindível e a higienização das mãos com água, sabão e uso de álcool em gel. Diante de casos confirmados e contactantes, deve-se utilizar máscara para se proteger contra gotículas e saliva.

A fase de incubação do vírus pode ser de cinco a 21 dias. Os sintomas são similares aos da varíola, doença já erradicada, mas são menos severos e podem durar de duas a quatro semanas. O principal deles é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas, que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, além de febre, dores musculares, calafrios e exaustão.

Pessoas com sintomas, ou que tiveram contato com infectados, devem procurar o serviço de saúde de referência mais próxima para avaliação.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, ressaltou que o melhor caminho para enfrentar a doença são o esclarecimento e a prevenção.

“Os números seguem controlados no Grande ABC e podemos combater a monkeypox com medidas simples, como evitar o contato direto com pessoas com suspeita ou diagnóstico positivo, higienizar bem as mãos e não compartilhar alimentos ou objetos de uso pessoal. A prevenção é a principal forma de proteção contra a doença”, afirmou Paulo Serra.

Clique aqui para ver o vídeo com esclarecimentos sobre a monkeypox.

Acesse os canais digitais do Consórcio ABC por meios dos links abaixo:

Facebook - www.facebook.com/consorcioabc

Instagram - www.instagram.com/consorcioabc

Twitter www.twitter.com/consorcioabc

Youtube www.youtube.com/consorcioabc 

Linkedin www.linkedin.com/company/consorcioabc

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André