Caminhada no Centro Histórico de Santo André neste sábado (12/11) encerra Congresso de História do Grande ABC

Cultura - Sexta-feira, 11 de Novembro de 2022


Caminhada no Centro Histórico de Santo André neste sábado (12/11) encerra Congresso de História do Grande ABC

Uma caminhada monitorada pelo Centro Histórico de Santo André marca, neste sábado (12/11), às 9h, o encerramento do 15º Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC. O ponto de encontro para o início do percurso é o Monumento ao Trabalhador, escultura projetada pela artista plástica Tomie Ohtake (1913-2015) e instalada no Paço Municipal (Praça IV Centenário, Centro).

O trajeto passará por construções icônicas da cidade, como o Centro Cívico, o edifício dos Correios, a Escola Estadual Américo Brasiliense, a Casa da Palavra, a Praça do Carmo, a Casa do Olhar Luiz Sacilotto e o Cine Theatro Carlos Gomes, reinaugurado neste ano, ponto final da caminhada.

Para participar da atividade cultural, o público deverá se reunir a partir das 8h30 no entorno da escultura. A caminhada fecha a programação da 15ª edição do Congresso de História do Grande ABC, iniciada na quarta-feira (9/11).

O evento regional teve sua primeira edição em 1990, também em Santo André. A ideia de criar o evento regional ocorreu a partir de uma proposição do sociólogo José de Souza Martins ao então prefeito de Santo André e fundador do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Celso Daniel (1951-2002).

Desde então, devido ao sucesso daquela primeira edição, uma nova edição é realizada em uma das cidades do Grande ABC, seguindo a ordem alfabética dos municípios. O último havia sido realizado em 2017, em Rio Grande da Serra.

A 15ª edição estava inicialmente agendada para maio de 2020, mas foi adiada para este ano devido à pandemia do coronavírus e à impossibilidade de reunir presencialmente o público que acompanhou o evento ao longo das últimas três décadas. O evento é organizado pelo Grupo Temático História e Memória do Consórcio ABC.
 

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André