A Prefeitura de Santo André e a Câmara Municipal aderiram, nesta sexta-feira (23/12), à Carta de Princípios e Compromissos pela Agenda 2030, proposta pela Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e o Governo do Estado de São Paulo.
A Carta tem por objetivo, entre diversos itens, a articulação e fomento de políticas públicas, o estabelecimento de estratégias de uma agenda para o Grande ABC e a adaptação das metas e indicadores para o contexto brasileiro, buscando avanços reais, dentro da agenda global com 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030. A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) vem com o compromisso de tomar as medidas necessárias para promover o desenvolvimento sustentável.
O ato de assinatura ocorreu no gabinete do presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, e contou com a presença do presidente da Agência, Aroaldo da Silva, do presidente da Câmara Municipal, Pedrinho Botaro, e da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santo André e deputada estadual diplomada, Ana Carolina Serra. O coordenador do programa SP+Consórcios do Governo do Estado, Rafael Goffi, participou virtualmente.
O presidente da Agência de Desenvolvimento destacou as boas práticas na região. “Ribeirão Pires e Diadema são exemplos desse trabalho. Ribeirão começou a organizar e transformar espaços públicos com foco na sustentabilidade, enquanto Diadema vem desenhando todas as políticas públicas baseadas nos objetivos e São Caetano do Sul foi reconhecida pelas iniciativas. Agora, temos Santo André, que já tem práticas balizadas no desenvolvimento sustentável, agora é sincronizarmos todos esses esforços em uma ação regional”, comentou Silva.
O prefeito Paulo Serra apontou a importância de um planejamento estratégico alinhado à Agenda. “Hoje materializamos a integração da Agência de Desenvolvimento com os demais órgãos de governança regional, iniciativa importante para a elaboração de programas regionais. Em Santo André temos um grande trabalho de planejamento estratégico, o Santo André 500 anos, orientado pelos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Isso já faz parte do nosso dia a dia, e faltava a gente assinar e priorizar ainda mais tudo isso que a gente pratica e acredita”, declarou Serra.
O presidente da câmara andreense, Pedrinho Botaro, ressaltou a importância do trabalho conjunto na busca da valorização da vida e da sustentabilidade do planeta. “Na Câmara, nós ressignificamos a questão da sustentabilidade, estamos com processo de energia solar em andamento, Câmara sem papel, e as questões humanitárias, como a defesa da mulher. A troca de experiências faz todo sentido para buscarmos ações conjuntas visando a erradicação da pobreza, oportunidades de emprego e o cuidado com o meio ambiente”, disse Botaro.
A presidente do Fundo Social, Ana Carolina Serra, destacou iniciativas andreenses que já se aplicam aos objetivos sustentáveis. “Alinhamos os programas sociais aos objetivos propostos pela ONU. O Moeda Pet, Moeda Verde e a Escola de Ouro, são bons exemplos, atuam nos pilares de segurança alimentar, capacitação profissional, engajamento da sociedade e proteção ao meio ambiente. Modelos para serem replicados regionalmente”, disse Ana.
Durante a reunião, o representante do Governo do Estado destacou o trabalho conjunto com a Agência e o Consórcio. “Desde o início da discussão da Agenda 2030 estivemos apoiando as iniciativas através do SP+Consórcios. Acreditamos que as políticas públicas devem ser estruturadas levando em conta os objetivos propostos pela ONU. Seguimos à disposição do Grande ABC”, declarou Goffi.
(Com informações da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC)
Foto: Angelo Baima/PSA
Grande ABC