Marcelo Oliveira toma posse como presidente do Consórcio ABC

Administração - Sexta-feira, 03 de Fevereiro de 2023


Marcelo Oliveira toma posse como presidente do Consórcio ABC

O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, tomou posse nesta sexta-feira (3/2) como presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. A cerimônia, realizada na sede da entidade regional, reuniu prefeitos, parlamentares, representantes do governo estadual, de associações de empresas e de sindicatos de trabalhadores e contou com a presença dos ministros do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Diante de um auditório completamente lotado, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, transmitiu o cargo e destacou o papel do Consórcio ABC como órgão de governança regional para promover políticas públicas e desejou êxito para o sucessor.

“Foi uma honra poder presidir o primeiro consórcio público do Brasil por três mandatos, dois deles durante a pandemia. Esse período nos mostrou como é importante a integração dos municípios para tomar decisões conjuntas que surtem mais efeito na vida das pessoas. Esse órgão é um exemplo para todo o Brasil”, afirmou Paulo Serra. O prefeito de Santo André comandou a entidade regional em 2019, 2021 e 2022.

Com a posse de Marcelo Oliveira, Mauá assume a presidência do órgão intermunicipal pela segunda vez e após 22 anos. O novo presidente do Consórcio ABC ressaltou a importância da entidade em um cenário de afirmação da democracia brasileira e fez um resgate de conquistas do órgão ao logo de suas mais de três décadas de existência.

“Este é, acima de tudo, um momento de retomada e fortalecimento das nossas instituições. Este Consórcio Intermunicipal é historicamente uma instituição de diálogo e de articulação entre os municípios consorciados. Construir agendas prioritárias junto aos governos estadual e federal será uma prioridade nossa em benefício da região”, ressaltou.

O ministro do Trabalho pontuou a importância de fortalecer o papel do Consórcio ABC como instrumento de discussão e implementação de políticas públicas para a região.

“Nós todos e todas podemos e devemos estar imbuídos na construção de grandes oportunidades. O desafio da geração de emprego e renda, a economia solidária, a economia formal, a reindustrialização, tudo isso passa fortemente pelos municípios”, afirmou Luiz Marinho, que presidiu o Consórcio ABC em 2013, 2014 e 2016 enquanto prefeito de São Bernardo do Campo.

Em sua fala, o ministro Alexandre Padilha recordou que o Consórcio ABC, idealizado pelo prefeito Celso Daniel (1951-2002), de Santo André, inspirou a criação de outros consórcios em todo o país e ressaltou a importância do órgão intermunicipal.

“A democracia depende muito das lideranças, mas às vezes os homens e as mulheres falham. Por isso, o que garante a democracia é a virtude das instituições que consigam sobreviver inclusive a decisões erradas de algumas lideranças. Primeiro consórcio público criado no nosso país, o Consorcio ABC é um dos grandes exemplos de instituição do Brasil”, afirmou.

Representando o governador Tarcísio de Freitas, o secretário executivo de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Marcos Penido, colocou o governo estadual à disposição das pautas do Grande ABC.

“Cada município do Grande ABC tem sua história, sua pujança e sua força. Juntos, eles são muito mais fortes. Os municípios estruturados, somados e reunidos na forma de um consórcio público podem fazer com que as políticas públicas cheguem de uma maneira mais ágil e forte para atender às demandas da população”, explicou.

A cerimônia contou com a presença da vice-prefeita de Diadema, Patty Ferreira, representando o vice-presidente do Consórcio ABC e prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, que se recupera de um tratamento de saúde, e dos prefeitos de Ribeirão Pires, Guto Volpi, e de Rio Grande da Serra, Penha Fumagalli.

Também participaram da solenidade a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano; o deputado federal Alex Manente; os deputados estaduais Ana Carolina Serra, Ediane Maria, Luiz Fernando, Teonilio Barba e Rômulo Fernandes; o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, Aroaldo da Silva; o reitor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Dácio Matheus; o coordenador do programa SP+Consórcios, Rafael Goffi; o gerente executivo do  Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (Cofip ABC), Francisco Ruiz; o diretor de Relações Públicas e Governamentais da GM e vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Adriano Barros; o presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil China (CCDIBC), Fábio Hu; entre outras autoridades.

 

Foto: Evandro Oliveira/PMM
 

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André