Consórcio ABC recebe propostas de estudos multidisciplinares de universidades

Planejamento e Finanças - Quarta-feira, 08 de Fevereiro de 2023


Consórcio ABC recebe propostas de estudos multidisciplinares de universidades

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu propostas de estudos multidisciplinares de professores e alunos de programas de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade São Judas Tadeu (USJT). A apresentação dos trabalhos ocorreu durante o seminário virtual “Ciência para a Transformação das Cidades”.

As propostas de estudos são resultado da interação e colaboração institucional entre os alunos do Programa de Pós-Graduação Sustentabilidade da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (PGSUS-EACH)  da USP e do grupo de pesquisa Grande ABC: Urbano em foco do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PGAUR) da São Judas.

Os trabalhos apresentados utilizam a metodologia Laboratórios do Mundo Real e abordam temas como urbanização do perímetro do Polo Petroquímico de Capuava, desindustrialização e reindustrialização na região do ABC, qualidade do ar; desenvolvimento urbano e ilhas de calor e pragas urbanas e resíduos.

O objetivo dos estudos é contribuir diretamente com o conhecimento e trazer melhorias para o Grande ABC. Os resultados dessa experiência foram entregues pela representante dos alunos, a doutoranda Gisele Yamauchi, da Universidade São Judas Tadeu. A coordenadora de Programas e Projetos do Consórcio ABC Lívia Rosseto acompanhou a apresentação dos projetos.

Para a professora Andréa de Oliveira Tourinho, do PGAUR da São Judas, as parcerias entre a universidade e o poder público podem contribuir, de forma efetiva, para a elaboração de políticas públicas consistentes e construção de indicadores para seu monitoramento. “Esse conjunto de estudos também contribui para a parceria que já temos assinada com a Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC e com a abertura de diálogos entre o nosso grupo de pesquisa e o Consórcio Intermunicipal Grande ABC”, explicou.

A professora Ana Paula Koury, também docente da São Judas, destacou que a cooperação institucional entre o poder público e a academia é uma força de renovação para ambos os setores. “A academia, ao trazer para a sala de aula os problemas complexos da cidade, renova seus métodos disciplinares e seus temas de estudo para responder aos desafios da sociedade. O poder público beneficia-se através de pareceres científicos que apontam encaminhamentos e perspectivas para as políticas públicas”, disse.

Por sua vez, a professora Rita Ynoue, da USP, destacou que é necessário estimular o conhecimento a ultrapassar os muros da universidade. “Ter instituições parceiras como o Consórcio é fundamental para melhorar o desenvolvimento de pesquisas que possam, de fato, ser aplicadas. Esperamos futuras colaborações que resultem em melhorias na qualidade de vida da população do Grande ABC”, pontuou.
 

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André