Oficina do Consórcio ABC aborda economia mais justa e humanizada

Planejamento e Finanças - Terça-feira, 14 de Março de 2023


Oficina do Consórcio ABC aborda economia mais justa e humanizada

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC encerrou, nesta terça-feira (14/3), a Oficina de Formação do Projeto de Fortalecimento da Economia Solidária. A ação, realizada pela Escola de Governo e Desenvolvimento Regional em parceria com a Unisol Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários), trabalhou princípios que podem ampliar as oportunidades para o desenvolvimento local, por meio de uma economia mais justa e humanizada.

A economia solidária é uma estratégia de desenvolvimento sustentável fundamentado na organização coletiva de trabalhadores e trabalhadoras, visando à melhoria da qualidade de vida por meio de trabalho associado.

O propósito da economia solidária é promover políticas que assegurem o bem-estar da comunidade, em especial das populações mais vulneráveis. A iniciativa é uma forma de combater as desigualdades socais e econômicas e de construir um novo padrão nas relações de produção e consumo.

O tema do encontro de encerramento da formação foi a moeda social, meio que viabiliza a prática da economia solidária. O instrumento não substitui as moedas oficiais, mas tem uma função de complementaridade.

O objetivo é melhorar a vida dos habitantes locais, produzindo trabalho, serviços e bens. Além disso, as moedas sociais são lastreadas em reais. Com isso, cada unidade da moeda social posta em circulação deve possuir o equivalente em moeda oficial para garantir as transações.

Durante o encontro, foi apresentado o caso prático da Lavanderia 8 de Março, instalada no centro de Santos (SP) em 2009. O estabelecimento passou a ser uma referência para os demais municípios da Baixada Santista, devido ao seu caráter inovador como política pública de inserção socioeconômica e por sua forma de organização.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André