Grande ABC e Governo Federal alinham pesquisa norteadora de políticas públicas para a juventude

Planejamento e Finanças - Terça-feira, 02 de Maio de 2023


Grande ABC e Governo Federal alinham pesquisa norteadora de políticas públicas para a juventude

Gestores públicos, universidades, entidades de classe e sociedade civil se reuniram, nesta terça-feira (2/5), para discutir o futuro da juventude na região. Em reunião do Grupo de Trabalho (GT) Juventude do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a convite da Agência de Desenvolvimento Econômico, o secretário nacional da Juventude, Ronald Sorriso, dialogou com os representantes sobre a pesquisa “Juventude e Trabalho” e outros temas.

O levantamento online, que visa diagnosticar o perfil e os anseios profissionais de jovens estudantes moradores das sete cidades, foi tema central das discussões. A iniciativa da Agência, em parceria com a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e Universidade São Judas Tadeu conta com o apoio do Consórcio ABC, através do GT Juventude e do Governo do Estado de SP.

Em reunião com representantes das prefeituras, Legislativos municipais, movimentos estudantis, universidades e da sociedade civil que atuam com demandas relacionadas à juventude das sete cidades, Sorriso debateu sobre a pesquisa, bem como sobre as dúvidas e as expectativas dos atores acerca do tema e do público-alvo.

O secretário nacional também detalhou ações e planejamento de políticas do governo federal, oportunidades para os municípios e a importância dos representantes participarem do PPA (Plano Plurianual) participativo. Sobre o questionário, destacou os desdobramentos após a aplicação.

“Política pública não pode ser feita com base no achismo, assim como a estratégia de desenvolvimento do Estado precisa estar conectada com a juventude. Para a Secretaria Nacional, o trabalho será no acionamento dos ministérios, apresentando o olhar da juventude sobre os temas da pesquisa e buscar entender se esse o é alinhado à estratégia de desenvolvimento da região, trabalhando as mais diversas competências nesse espaço, conectando aos Arranjos Produtivos Locais, por exemplo”, afirmou Sorriso.

O presidente da Agência de Desenvolvimento, Aroaldo da Silva, ressaltou que a iniciativa é fruto de um amplo debate com a sociedade.

“Essa pesquisa é fruto de um planejamento realizado pela Agência em consonância com a região, num debate em que surgiram diversas demandas acerca da formação e qualificação profissional do futuro. Nesse diálogo com os setores econômicos percebemos que, antes de prepararmos esse futuro, devemos escutar a juventude sobre o que ela está pensando e planejando, assim como os seus anseios e frustrações, para balizarmos esse debate”, explicou Silva.

Segundo o secretário-executivo do Consórcio ABC, Mário Reali, a pesquisa vai auxiliar no enfrentamento dos desafios do futuro.

“Para desenvolver políticas, precisamos de informações, dados, e o papel do Consórcio é subsidiar essas discussões, enfrentando esses desafios enormes para nos prepararmos para o futuro”, disse Reali.

O objetivo da pesquisa é conhecer o pensamento, os hábitos, os desejos e as necessidades do público-alvo. Os dados serão utilizados para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o ingresso ao mercado de trabalho e embasar o ensino superior e a iniciativa privada sobre as necessidades dessa parcela da população.

A pesquisa ainda passa pela análise e contribuição dos membros do GT, para posterior lançamento e aplicação nas unidades de ensino das sete cidades. O resultado deve nortear políticas públicas nas esferas municipais, estadual e federal.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André