O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu, nesta sexta-feira (23/6), representantes do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (Fonsanpotma).
A pauta do encontro abordou a história da luta do povo negro e de matriz africana para que sejam garantidas no Brasil suas tradições alimentares, forjadas em conhecimentos ancestrais e transmitidas ao longo de gerações.
Representante do Fonsanpotma, Édson Augusto Nogueira explicou que o fórum nacional foi criado em 2011 com a missão de garantir os direitos desses povos, garantidos por convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Outro objetivo é construir e garantir ações em âmbito econômico e social, a autogestão econômica e autodeterminação dos povos tradicionais de matriz africana, promovendo e difundindo o cooperativismo.
O diretor de Desenvolvimento Econômico do Consórcio ABC, Joel Fonseca, destacou a importância das demandas apresentadas pelo fórum nacional à entidade regional.
“Debatemos ações para o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional dos povos de matriz africana. É fundamental o diálogo entre poder público, sociedade civil, iniciativa privada e universidades com todos os atores sociais que contribuem com o desenvolvimento econômico, inclusive no segmento da economia solidária”, afirmou.
Grande ABC