O Consórcio Intermunicipal Grande ABC reforçou para a Universidade Federal do ABC (UFABC) a proposta de criação do curso superior de pedagogia na instituição de ensino. A demanda regional foi tema de reunião com o reitor Dácio Matheus no campus em Santo André.
Para viabilizar a proposta, o GT Educação do Consórcio ABC sugeriu a inclusão da demanda no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFABC, que está em elaboração e norteará as políticas de gestão da universidade nos próximos dez anos, e no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 do Governo Federal, que deve ser submetido ao Congresso Nacional até setembro deste ano. O pleito foi apresentado à universidade em maio do ano passado.
A coordenadora do GT Educação e secretária da pasta em Diadema, Ana Lúcia Sanches, apontou que a região verificou redução no número de vagas em instituições que formavam profissionais da educação e no número de ingressantes nos cursos de pedagogia e licenciatura, além de registrar um número significativo de aposentadorias de docentes nos últimos anos.
Diante desse cenário, acrescentou, é necessário reforçar o corpo docente do Grande ABC. “Nosso objetivo é viabilizar o curso de pedagogia num horizonte efetivo”, afirmou Ana Lúcia.
O secretário-executivo do Consórcio ABC, Mário Reali, destacou a importância da interlocução entre diferentes esferas do poder público e a universidade para concretizar o projeto. “A viabilização da demanda depende de uma construção coletiva para o desenvolvimento da educação na nossa região”, disse.
Grande ABC