O Consórcio Intermunicipal Grande ABC propôs ao Governo Federal, na terça-feira (8/8), a atualização do Plano Regional de Mobilidade Urbana. O pleito foi levado pelo secretário-executivo do Consórcio ABC, Mário Reali, ao secretário nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia, na sede do Ministério das Cidades em Brasília.
O plano regional foi produzido pela entidade regional há dez anos e continha 21 eixos estruturantes, com investimentos orçados então em aproximadamente R$ 1 bilhão. Entre as obras havia a construção de corredores exclusivos de ônibus, viadutos e vias marginais nos sete municípios. Um dos objetivos da atualização é estudar as possibilidades de integração física, operacional e tarifária com as novas tecnologias.
“Estamos discutindo a atualização do nosso Plano de Mobilidade. Para a execução de projetos estruturantes como esse o Governo Federal é um parceiro muito importante”, afirmou Reali.
Outra demanda apresentada é estímulo para a eletrificação das frotas de ônibus municipais. Além de reforçar a eficiência e a sustentabilidade da mobilidade urbana, a medida atenderia à prioridade do Governo Federal de fortalecer a indústria nacional em novas bases.
Grande ABC