Criada em 1996, a revista Raça Brasil é a primeira publicação brasileira dedicada inteiramente à cultura afro e às pautas da população negra. Sucesso editorial, teve seu primeiro exemplar esgotado e conseguiu tiragens expressivas nas edições seguintes. Para debater como a revista se tornou um modelo no mercado editorial brasileiro, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu, nesta quinta-feira (31/8), palestra do escritor Aroldo Macedo, criador e editor da publicação.
“A gente sabia que a revista era necessária e fundamental naquele momento. Por isso, dedicamos todo o esforço da equipe de redação e toda a estrutura da editora. O resultado foi ela ter se transformado em uma referência para uma geração de negros brasileiros e um caso de sucesso internacional”, afirmou Macedo.
Durante a palestra, o escritor revelou que um dos objetivos ao criar a revista foi combater distorções que permaneciam por séculos no Brasil. Pela primeira vez, uma publicação abordava pautas sobre consumo e cidadania da população negra.
“A revista se transformou num sucesso instantâneo com mais de 340 mil exemplares vendidos no seu número de estreia. As pessoas compravam a publicação assim que as bancas abriam os pacotes enviados pelas distribuidoras”, ressaltou.
Após a palestra, Aroldo Macedo autografou exemplares do livro “Toda a verdade por trás da revista Raça Brasil”, em que conta em detalhes como a publicação foi criada e editada por ele de 1996 a 2000.
Grande ABC