A campanha Outubro Rosa tem o objetivo de compartilhar informações sobre a prevenção do câncer de mama. O movimento mundial busca promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuir para a redução da mortalidade.
Como parte da iniciativa internacional, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC reforça a importância das ações em benefício da saúde feminina.
O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo usado na luta e prevenção do câncer de mama. Todos os anos, este mês tem o objetivo de compartilhar informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
A campanha Outubro Rosa incentiva o autoexame, considerado importante para que as mulheres conheçam melhor seu próprio corpo e possam identificar qualquer sinal, alteração ou nódulo. O autoexame contribui para um diagnóstico precoce, mas não substitui a realização de mamografias e o acompanhamento médico.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. No Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
A coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Gênero do Consórcio, ABC, Vilma Maria Santos ressaltou que a detecção precoce da doença aumenta significativamente as chances de tratamento bem-sucedido e a recuperação das pacientes.
"A prevenção é a melhor arma contra o câncer de mama. Por isso, o Outubro Rosa é uma oportunidade para unir a população e conscientizar sobre a importância da saúde feminina”, afirmou.
Para reforçar as ações de conscientização, o site do Consórcio ABC ganhou as cores e o símbolo da campanha.
Grande ABC