O Consórcio Intermunicipal Grande ABC defendeu, no Congresso de Mobilidade Urbana, a necessidade da integração dos sistemas de transporte na Região Metropolitana de São Paulo.
A entidade regional participou nesta semana do evento promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), na Zona Sul da Capital.
O secretário-executivo do Consórcio ABC, Mário Reali, participou do painel “Governança metropolitana: experiências concretas” e destacou o Plano Regional de Mobilidade Urbana, elaborado pelo órgão municipal em 2013.
A iniciativa continha 21 eixos estruturantes, com investimentos orçados então em aproximadamente R$ 1 bilhão. O plano viabilizou uma série de pleitos regionais para obras por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
Atualmente, a entidade regional busca recursos para atualizar do plano, estudando as possibilidades de integração física, operacional e tarifária com as novas tecnologias.
“Um dos nossos maiores desafios é a integração total dos sistemas de transporte na Grande São Paulo, por isso avançar na governança metropolitana é uma questão central. Isso passa pelos cinco consórcios da Região Metropolitana, juntamente com a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado, com o objetivo de realizar uma pactuação progressiva”, explicou Reali.
Neste mês, o Consórcio ABC assumiu a liderança da câmara temática de Mobilidade, Transporte e Logística do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, composto pelos 39 municípios da Grande São Paulo.
Sobre o Congresso
O Congresso de Mobilidade Urbana foi realizado pela ANTP de terça (24/10) a quinta-feira (26/10) com a apresentação de diversos painéis temáticos sobre transporte. Além do debate com a participação do Consórcio ABC, outro tema relevante para a região, a linha 20-Rosa do Metrô, que deve ligar Santo André até a Lapa (zona oeste da capital), integrou a pauta do evento.
Foto: Bárbara Kierme
Grande ABC