O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu na quarta-feira (20/3) um encontro regional para estimular a instalação de hortas urbanas na região. O evento foi uma iniciativa do Grupo de Trabalho (GT) Segurança Alimentar da entidade regional, com apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC e do Núcleo de Estudos Agroecológicos da Universidade Federal do ABC (NEA-UFABC).
O evento contou com participação de representantes da Transpetro, subsidiária da Petrobras para logística. No Grande ABC, a empresa já desenvolveu, em parceria com a Prefeitura de Diadema, a implementação de horta comunitária no munícipio.
Também participaram do encontro gestores públicos municipais da região, representantes da UFABC, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento e de movimentos sociais que atuam no segmento.
O conceito de hortas urbanas está relacionado ao plantio de hortaliças e frutos em áreas localizadas nos centros urbanos, geralmente espaços privados, institucionais, terrenos públicos não edificados e áreas verdes urbanas. Além disso, engloba a produção e coleta de alimentos, assim como o processamento de alimentos para autoconsumo, troca ou comercialização de produtos.
No encontro, foram estabelecidos canais de comunicação para que gestores e entidades possam apresentar suas propostas de parcerias de acordo com as áreas a serem mapeadas com a empresa pública, assim como proposto a criação de um fórum com a participação de entidades, universidades, empresas e movimentos sociais para o fomento dessas iniciativas.
Grande ABC