O trabalho produzido pelos Grupos de Trabalho (GTs) Saúde e Educação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, com resumo das principais atividades e conquistas, foi apresentado aos prefeitos da região na Assembleia Mensal de abril da entidade regional, realizada na manhã da última terça-feira (16/4).
A coordenadora do GT Saúde e secretária de Saúde de Mauá, Célia Bortoletto, apresentou os números da evolução dos casos de dengue e o cenário de sobrecarga do sistema de atendimento de urgência e emergência na região, motivado não só pelo aumento de vítimas do mosquito Aedes aegypti, como também por sintomas virais de quadro respiratório.
Já a coordenadora do GT Educação e secretária da Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches, detalhou as primeiras ações do programa regional de qualificação profissional e social de jovens do Grande ABC, denominado Manuel Querino, que está sendo realizado em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Universidade Federal do ABC (UFABC).
Ana Lucia também apresentou como está o diálogo com o Governo Federal para ofertar curso de Pedagogia na UFABC e a implementação das duas unidades do Instituto Federal (IF) na região, uma em Diadema e outra em Mauá – duas demandas antigas da região.
Segundo o diretor de Programas e Projetos do Consórcio ABC, João Ricardo Guimarães Caetano, aproximar os prefeitos do trabalho dos GTs é uma das metas da atual gestão da entidade regional. “É muito importante que o trabalho que vem sendo realizado semana a semana chegue aos olhos dos prefeitos durante a Assembleia mensal”, comentou.
O secretário-executivo do consórcio ABC, Aroaldo da Silva, reforçou a importância do trabalho realizado pelos GTs. “O trabalho em conjunto entre as secretarias municipais gera resultados excelentes para nossa região. Nossa ideia é fortalecer esta relação para, ao longo do ano, podermos apresentar ainda mais projetos importantes para os prefeitos e, assim, melhorar o Grande ABC de maneira conjunta”, afirmou.
Foto: Evandro Oliveira/PMM
Grande ABC