Como parte do programa de aprimoramento do sistema de monitoramento das condições meteorológicas da região, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC promoveu visitas técnicas a equipamentos do Governo do Estado dedicados a essa área.
Representantes do Grupo de Trabalho (GT) Gestão de Riscos do Consorcio ABC estiveram na sala de situação do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), no Centro de São Paulo, e na sede da Defesa Civil Estadual, no Palácio dos Bandeirantes, Zona Sul da Capital.
O DAEE é a maior fonte de dados hidrológicos básicos quantitativos do Estado de São Paulo, medindo chuvas, vazões de rios, níveis de água subterrâneas e sedimentos.
Por sua vez, o Núcleo de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil Estadual, instalado na sede do governo paulista, conta com um sistema de monitoramento em tempo real e apoio de meteorologistas de uma empresa especializada.
Também acompanhou as visitas o coordenador do Laboratório de Sistemas de Suporte a Decisões em Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos (LabSid), Joaquin Bonnecarrere.
O LabSid integra o Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e participa do processo de reestruturação do sistema de monitoramento das condições meteorológicas do Grande ABC.
Coordenadora de Programas e Projetos do Consórcio ABC, Sandra Malvese comentou a oportunidade de o grupo conhecer as instalações e os sistemas utilizados, com o objetivo de integrar dados de monitoramento. “As visitas técnicas permitiram verificar dados e indicadores que podem ser integrados ao projeto de complementação do nosso sistema de monitoramento”, afirmou.
ABCDMRR