A Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu na manhã desta terça-feira (14/5) uma comitiva da empresa Next Mobilidade, concessionária responsável pela construção do BRT-ABC (sistema rápido de ônibus elétricos que conectará a região à capital) para apresentação de detalhamentos da execução do projeto. Durante a reunião, a prefeituras solicitaram maior interlocução das secretarias municipais com a coordenação da execução da obra.
O objetivo é aproximar os municípios do processo de implementação, no intuito de começar um planejamento de reorganização das linhas municipais para abastecer o novo ramal, que, segundo estimativa da própria empresa, tem previsão para iniciar operações no começo de 2026.
Atualmente, o projeto encontra-se na etapa de conclusão da Fase 1, que contempla os trechos das avenidas Aldino Pinotti, Lauro Gomes e Winston Churchill, em São Bernardo do Campo, até a divisa com São Caetano do Sul. As obras deste trecho incluíram preparação do pavimento e concretagem de um trecho de 2,5 km da pista.
Agora, a empresa informou que obteve licenças ambientais para iniciar a Fase 2 do empreendimento, que prevê extensão de 11,8 km de vias em São Bernardo, Santo André, São Caetano e São Paulo, prevendo a construção de 13 paradas, quatro viadutos, três pontes e quatro passarelas neste trecho.
“A informação que recebemos da concessionária é que a previsão de início das operações é 2026. Então, solicitamos uma maior aproximação com a gestão do projeto para que os municípios possam se organizar e participar com sugestões ao longo do processo de implementação”, afirmou o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior.
A reunião também contou com a participação do secretário-executivo dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Manoel Marcos Botelho, que recebeu demandas de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, municípios que não constam no traçado do BRT-ABC.
“Estamos articulando uma nova agenda com o Estado para tratar especificamente dos demais projetos de Mobilidade Urbana para a nossa região”, comentou Filippi.
Histórico
O Consórcio ABC serve, desde o início, como palco para as discussões para o Grande ABC ter uma linha que faça interligação com a capital. Inicialmente, quando ainda era previsto um monotrilho para o traçado, a entidade regional recebeu técnicos para explanação do projeto.
Após a substituição de modal para BRT, em 2019, o órgão intermunicipal também recebeu representantes do governo do Estado e da iniciativa privada para apresentação e detalhamento do projeto.
“Uma proposta de transporte metropolitano, como é o BRT, deve passar sempre estar nas mesas de discussão das prefeituras da região, aqui no Consórcio ABC”, disse Filippi.
Grande ABC