O Consórcio Intermunicipal Grande ABC reuniu nesta sexta-feira (16/8) aproximadamente 100 servidores ligados direta ou indiretamente na área de gestão e fiscalização de contratos de compras das prefeituras da região para uma capacitação sobre a Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021).
O evento foi promovido pela Escola de Governo e de Desenvolvimento Regional do Consórcio ABC, em parceria com o escritório Jacoby Fernandes e Reolon e o Portal de Compras Públicas.
O programa da capacitação abordou os desafios específicos dos municípios para uma implementação eficaz da nova norma, a importância do planejamento estratégico nas aquisições públicas, demonstração prática de modalidades licitatórias eletrônicas como pregão, dispensa e concorrência, estímulo à inovação tecnológica, transparência e compliance e experiências de sucesso, entre outros temas.
A abertura do evento contou com a participação da diretora da GovSoluções, Beatriz Gusmão, e do secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo da Silva. Os conteúdos foram ministrados por Bruno Tulim, instrutor do Portal de Compras Públicas; Murilo Jacoby, do Instituto Protege; Jaqueline Nabor, gestora de Contratos Administrativos no Departamento de Negócios da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania; Carlos Barbosa, advogado especialista em Licitações Municipais; e Leonardo Ladeira, presidente do Portal de Compras Públicas.
O secretário-executivo do Consórcio ABC destacou a importância de unir o conhecimento teórico às demandas práticas do cotidiano dos municípios. “O objetivo da Nova Lei de Licitações é dar ênfase no planejamento e ainda mais transparência no processo licitatório, por isso essa capacitação foi pensada para preparar os servidores da nossa região para novos desafios. Ver nosso auditório lotado mostra o emprenho do funcionalismo público para prestar um serviço de excelência à nossa população”, afirmou.
Devido ao sucesso do evento, os organizadores planejam uma nova edição da capacitação. Os interessados em participar no próximo encontro podem se inscrever no cadastro de espera.
Santo André