O governador Tarcísio de Freitas reuniu nesta segunda-feira (3/2) prefeitos de mais de 50 cidades afetadas pelas fortes chuvas do fim de semana para discutir ações efetivas para minimizar os impactos das chuvas. O encontro ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.
Representando a região, participaram da agenda o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, e os prefeitos de Santo André, Gilvan Júnior; de Diadema, Taka Yamauchi; de Ribeirão Pires, Guto Volpi; e de Rio Grande da Serra, Akira Auriani.
O encontro debateu medidas emergenciais para prevenir novas ocorrências. Durante o encontro foi discutida a criação de um núcleo de serviços emergenciais, que viabilizará a transferência de recursos estaduais para os municípios atingidos.
O governador anunciou que as prefeituras podem acessar R$ 64 milhões do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para aplicação em projetos básicos, executivos e obras de drenagem. A reunião contou ainda com compartilhamento de dados e estratégias de enfrentamento aos transtornos causados pelas chuvas.
O presidente do Consórcio ABC reforçou a importância da entidade na antecipação de ações conjuntas e no desenvolvimento regional. “A atuação do Consórcio Intermunicipal tem sido essencial para a criação de soluções eficazes. Graças a esse planejamento conjunto, conseguimos não apenas antecipar medidas preventivas, mas também fortalecer a busca por investimentos que garantam a segurança da população,” destacou Marcelo Lima.
Participaram também reunião a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, e coordenador da Defesa Civil de São Paulo, coronel Henguel Ricardo Pereira.
Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP
Grande ABC