A equipe de pesquisadores, educadores e gestores do Observatório de Políticas Educacionais do Grande ABC realizou um balanço das conquistas efetivadas durante o primeiro ano de atividades. O balanço teve como base o Relatório de Atividades encaminhado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que financia o projeto coordenado pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC.
O professor Salomão Ximenes, coordenador acadêmico do projeto, destacou que 2024 foi o ano em que a prioridade era fortalecer estratégias de construção e implementação do Observatório, e que 2025 deve ser o ano de consolidação de ações em parceria com gestões públicas, fóruns, organizações da educação e escolas.
Os integrantes se reuniram nesta segunda-feira (10/3), no campus de São Bernardo do Campo da UFABC, em sua primeira reunião geral do ano. Durante o encontro, Salomão Ximenes apresentou um balanço das atividades realizadas durante o primeiro ano e que foram centrais para a construção do Observatório.
A coordenadora de Programa e Projetos do Consórcio ABC, Juliana Cavasini da Silva, que também coordena a gestão do projeto, informou que os secretários de Educação das sete cidades da região reiteraram que o Observatório é uma ação prioritária da instituição.
Além disso, lembrou a parceria estabelecida com a Prefeitura de Diadema, por meio do Observatório de Educação do município, iniciativa de política pública adotada como projeto-piloto ao longo de 2024. Daí resultou a colaboração para o monitoramento e diagnóstico da implementação do Plano Municipal de Educação de Diadema, contribuindo para o desenvolvimento de metodologias de apoio técnico às gestões e a todas as organizações envolvidas no ciclo de planejamento da educação.
Desse trabalho resultaram o Relatório do Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação de Diadema, que foi lançado durante o Seminário “Planos de Educação: desafios ao monitoramento e implementação no nível local, artigo acadêmico de análise e registro da experiência, metodologias de análise e uma nota técnica sobre os indicadores educacionais de monitoramento dos planos de educação.
Durante o primeiro ano de trabalho, as equipes de pesquisadores, educadores e gestores também estiveram organizadas em Grupos de Trabalho (GTs) temáticos, que vêm realizando estudos e análises sobre os Planos Regional, Nacional, Estadual e Municipais de Educação; e sobre as políticas públicas em diferentes áreas e temáticas da educação.
O trabalho realizado pelos grupos vai resultar em uma publicação conjunta de diagnóstico dos planos de educação na Região, além de artigos científicos e trabalhos técnicos sobre a realidade da educação nos territórios do Grande ABC. A participação nos GTs é aberta a pesquisadores(as), educadores(as) e gestores(as), conforme o interesse específico. Atualmente estão em funcionamento os GTs: Relações Étnico Raciais e Gênero, EJA, Educação Inclusiva, Ensino Superior, Dados, Financiamento da Educação, Trabalhadores da Educação, Monitoramento e Avaliação e Infâncias e Ensino Fundamental.
Ao longo de 2024, houve outros trabalhos realizados pelo Observatório e apresentados em encontros acadêmicos de expressão e diálogo com a educação nacional, como o V Seminário de Educação Brasileira, realizado em junho Campinas, e o XII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca), que ocorreu em outubro em São Luís (MA).
A construção da identidade visual também foi apontada como uma das demandas cumpridas e que foram relevantes para a construção do Observatório, pois a partir dela foi possível construir estratégias de comunicação e divulgação das ações para a imprensa local. “O principal compromisso do Observatório para 2025 é construir uma relação com os municípios, com as escolas e com os fóruns que viabilize o trabalho de colaboração interinstitucional e horizontal para o alcance dos objetivos de avançar na qualidade e na democratização da educação pública no Grande ABC”, afirmou o professor Salomão Ximenes.
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