Observatório de Políticas Educacionais do Grande ABC avalia dados educacionais do Censo Escolar 2024

Educação - Segunda-feira, 12 de Maio de 2025


Observatório de Políticas Educacionais do Grande ABC avalia dados educacionais do Censo Escolar 2024

A avaliação de dados educacionais das cidades do ABC, com base no Censo Escolar 2024, divulgado recentemente pelo Ministério da Educação (MEC/INEP), foi destaque em espaço formativo na última reunião geral mensal do Observatório de Políticas Educacionais do Grande ABC. O encontro ocorreu nesta segunda-feira (12/5), na sede do Consórcio Intermunicipal do ABC, em Santo André.


Durante a apresentação dos dados, entre outros pontos, foi destacada a queda nas matrículas da Educação Infantil em creches da rede pública, especialmente entre 2020 e 2024, com crescimento da oferta de vagas na rede privada conveniada, e a drástica redução da oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no período.
 

A apresentação do painel de dados foi seguida de debate entre os pesquisadores e pesquisadoras presentes, que destacaram a necessidade de algumas informações, consideradas de fundamental importância para instrumentalizar a comunidade interessada na qualidade da educação.
 

Os participantes ressaltaram a necessidade de refletir sobre como retratar a educação e apresentar tais dados para a sociedade, tendo em vista o compromisso de construir uma comunicação que permita o acesso democrático e transparente às informações educacionais.  Chamaram a atenção ainda para a necessidade de apresentar dados de forma acessível, que dialogue com os territórios e seja capaz de gerar impactos reais nas políticas educacionais.
As informações foram apresentadas em um painel interativo de dados educacionais, uma nova ferramenta que será disponibilizada no site do Observatório de Políticas Educacionais do Grande ABC, que está em processo de finalização e estará disponível em breve para toda a população.
 

Além da formação, também foram discutidos aspectos do trabalho de consolidação do Observatório, como o diálogo com as secretarias municipais de educação. Também foram pensadas estratégias para o #GIRO2, dando continuidade ao ciclo de debates e que acontecerá em 26 de maio com transmissão pelo Youtube, por meio do canal @ObservatóriodeEducaçãodoABC, além de perspectivas de formação para os próximos meses.

 

Durante o encontro, também foi apresentada a proposta de formação de professores bolsistas que atuarão no processo de diagnóstico participativo nas escolas. Serão disponibilizadas bolsas de Ensino Público (Fapesp) para professoras e professores interessados em atuar nas ações de formação, planejamento, aplicação e sistematização relacionadas à etapa "Autoavaliação Diagnóstica com Indicadores da Qualidade na Educação", desenvolvida em parceria com a Ação Educativa, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e as gestões públicas locais.

 

O Observatório reforça seu compromisso com a produção de conhecimento público, transparente e acessível, contribuindo para o fortalecimento de políticas educacionais baseadas em dados e na participação social.
 

Consórcio Intermunicipal


Grande ABC