Compreender o território, por meio do mapeamento urbano e da análise de dados ambientais, é o primeiro passo para planejar cidades mais resilientes e sustentáveis. Com o objetivo de propor soluções eficazes para os desafios socioambientais dos centros urbanos, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC realizou nesta terça-feira (7/10) o evento Emergência Climática e o Planejamento das Cidades, como parte da programação da Pré-COP30 na região.
A programação do encontro teve como destaque a apresentação da Urbverde, uma plataforma digital desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP) para integrar dados climáticos e ambientais ao planejamento urbano regional.
Durante o evento, foram discutidos os desafios para a implementação de políticas climáticas em nível local, especialmente nas periferias e áreas de vulnerabilidade social, questões como a articulação entre diferentes níveis de governo para a mobilização de recursos e ações integradas. Além disso, foi abordada a importância da integração entre sistemas ambientais, urbanos e de infraestrutura, como drenagem, mobilidade e saneamento, com dados climáticos.
Também foram apresentadas as diversas camadas que estão sendo desenvolvidas, de forma piloto, no município de Diadema, e que após consolidadas, serão estendidas aos demais municípios do Grande ABC, servindo como exemplo para a aplicação da plataforma Urbverde em escala regional.
O diretor de Programas e Projetos do Consórcio ABC, Luiz Zacarias, ressaltou que a apresentação da plataforma Urbverde reforça o compromisso da entidade em buscar soluções integradas e inovadoras para construir cidades mais justas, seguras e sustentáveis.
“O enfrentamento da emergência climática exige planejamento e ações conjuntas entre os municípios. Este evento é mais uma oportunidade para consolidar a articulação do Grande ABC na agenda climática global”, afirmou.
Grande ABC