Seminário debate desafios para o diagnóstico e construção dos Planos de Educação do Grande ABC

Educação - Segunda-feira, 27 de Outubro de 2025


Seminário debate desafios para o diagnóstico e construção dos Planos de Educação do Grande ABC

O Observatório de Políticas Educacionais do Grande ABC promoveu, de 23 a 25 de outubro, o seminário “Diagnóstico e Construção dos Planos de Educação no Grande ABC", que reuniu gestores municipais, pesquisadores e representantes do Ministério da Educação (MEC) para discutir os desafios da formulação e implementação das políticas educacionais na região. Coordenado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC e pela Universidade Federal do ABC (UFABC), o Observatório conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

 

A mesa de abertura do seminário, realizado no campus da UFABC em São Bernardo do Campo, foi mediada pelo coordenador do Observatório e professor da Faculdade de Educação da USP, Salomão Ximenes, e contou com representantes das secretarias municipais de Educação de seis dos sete municípios do Grande ABC. A professora Denise Carreira (FE-USP) destacou que o evento é estratégico não apenas para o Grande ABC, mas também para o avanço da política educacional em todo o país, ao fortalecer o diálogo e os processos participativos na construção dos planos municipais e regional de educação.

 

O secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino do MEC (SASE/MEC), Gregório Grisa, ressaltou que o seminário promove a integração entre diferentes esferas da sociedade e estimula a mobilização em torno da agenda da educação pública.

 

No segundo dia, as atividades foram organizadas em oficinas temáticas conduzidas pelos Grupos de Trabalho do Observatório, que analisaram os planos regional e municipais sob perspectivas como Educação Infantil, Ensino Médio e Tecnologias, Educação Inclusiva, Educação de Jovens e Adultos, Gênero e Relações Étnico-Raciais, além de financiamento e monitoramento da educação. As discussões apresentaram um diagnóstico consolidado da educação na região, destacando avanços e desafios identificados nos municípios.

 

O painel sobre “O novo PNE e a construção técnica e democrática dos planos de educação locais” contou coa participação de Andressa Pellanda, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Ana Lúcia Sanches, representando a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), e Evally Rodrigues, professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. As palestrantes enfatizaram a importância da mobilização social e do papel do Observatório na garantia de participação popular na elaboração do novo Plano Regional de Educação.

 

Encerrando o evento, o painel sobre articulação e monitoramento dos planos decenais reuniu o professor Paulo Sérgio Garcia (USCS), a professora Catarina Ianni Segato (FFLCH-USP) e o técnico do Inep/MEC, Adolfo Samuel de Oliveira, que também coordenou oficina voltada à análise de dados e indicadores educacionais.

As mesas temáticas do seminário estão disponíveis no canal do YouTube do Observatório de Políticas Educacionais do Grande ABC:


• 23/10 – Conferência inaugural: Planos Municipais: agendas consonantes e desafios específicos de cada território


• 24/10 – Painel: O novo PNE e a construção técnica e democrática dos Planos de Educação locais


• 25/10 – Painel: Articulação e monitoramento dos Planos Decenais no nível local: questões técnicas e políticas

 

Consórcio Intermunicipal


Grande ABC