Turismo Industrial prepara congresso no ABC

Cultura - Segunda-feira, 04 de Julho de 2016


Turismo Industrial prepara congresso no ABC

Os roteiros do Turismo Industrial, atualmente desenvolvidos em São Bernardo do Campo e com planos de expansão para as demais cidades do ABC, poderão envolver também ações com produtores do cambuci como atrativo adicional. A proposta foi apresentada na manhã de hoje (4), durante assembleia mensal de prefeitos da região.

O projeto acompanha a repercussão positiva do 1º Circuito Regional do Cambuci ABCTur, realizado entre 13 de abril e 29 de junho nos municípios de Santo André, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, cujo balanço destacou a participação de 65 mil pessoas em 12 dias de festas, com movimentação estimada em R$ 900 mil. Ao todo, o evento consumiu 3 toneladas do fruto e envolveu 55 produtores regionais.

“Tivemos uma participação intensa de público e organizadores envolvidos. E temos planos de inserir o cambuci dentro do projeto de Turismo Industrial”, disse o coordenador do Grupo de Trabalho Turismo do Consórcio, Fernando Bonisio. Além de incluir nos roteiros acesso aos itens feitos artesanalmente com o fruto típico da Mata Atlântica, a ideia é envolver também atividades ligadas ao cultivo e produção do cambuci, bem como visitas a produtores. Uma das sugestões é a Cervejaria Balmann, de Santo André, vencedora do Concurso Gastronômico do Circuito, na categoria Bebidas, com a “Cerveja com Cambuci”.

O 1º Circuito Regional do Cambuci ABCTur foi concebido pelo GT Turismo do Consórcio em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, braço tático operacional para questões relacionadas ao desenvolvimento regional. O objetivo foi impulsionar o cambuci como produto turístico, capaz de alavancar essa cultura gastronômica e a geração de renda para os moradores. A iniciativa unificou festejos que já eram realizados nos três municípios participantes. Para 2017, São Bernardo do Campo já anunciou sua adesão ao circuito, por orientação do prefeito da cidade e presidente do Consórcio, Luiz Marinho.

Congresso de Turismo Industrial

Também como ação ligada ao Desenvolvimento Econômico e Turismo, os prefeitos debateram os preparativos para o Congresso Brasileiro de Turismo Industrial, que acontecerá nos dias 14 e 15 de julho, no Senac de São Bernardo do Campo (Avenida Senador Vergueiro, 400). O evento, também promovido pelo Consórcio e pela Agência de Desenvolvimento, reunirá experiências regionais, como as que vêm sendo desenvolvidas com sucesso em São Bernardo desde 2013, bem como experiências internacionais, além de visitas monitoradas a indústrias locais.

O presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, lembrou que o turismo industrial em curso no ABC tem recebido delegações de fora da região, de outros estados e até mesmo internacionais, com uma visão de crescimento e desenvolvimento turístico. “Creio que a nossa região, neste aspecto, tem potenciais ainda pouco explorados, partindo do turismo industrial, mas com a intenção de agir em conjunto a outros segmentos, como as belezas naturais, a represa Billings, a proximidade com as praias da Baixada, o turismo religioso e histórico. Todos que representam um potencial vasto de desenvolvimento no turismo”, disse.

Mutirão de crédito

Os prefeitos avaliaram, também, os resultados satisfatórios e os próximos passos do Mutirão de Crédito Orientado do Grande ABC, realizado pelo Sebrae Nacional, Sebrae SP, com apoio do Consórcio Intermunicipal e Agência de Desenvolvimento Econômico. O lançamento do mutirão, ocorrido no dia 17 de junho em São Bernardo do Campo, registrou a presença de 300 pessoas, totalizando aproximadamente 500 atendimentos a micro e pequenos empresários em busca de informações sobre a linha de crédito federal de R$ 5 bilhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), destinada ao financiamento de capital de giro.

Já estão definidas as novas datas de mutirões na região: dia 13 de julho em Rio Grande da Serra, dia 20 em Ribeirão Pires, dia 26 em Santo André, dia 9 de agosto em São Caetano do Sul, dia 16 em Diadema e dia 25 em Mauá.

Consórcio Intermunicipal Grande ABC


Santo André