.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Evento no Consórcio ABC recebeu contribuições para elaboração do Plano Estadual do Livro
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC foi palco, nesta terça-feira (18/2), uma nova etapa para o desenvolvimento do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PELLLB). A entidade regional recebeu representantes de toda a cadeia do livro e da leitura para construir propostas que servirão de base para a construção de políticas públicas mais consolidadas na área.
Reunidos no auditório do Consórcio ABC, estudantes, leitores, escritores, bibliotecários, mediadores de leitura, pesquisadores e gestores públicos, entre outros atores envolvidos com a temática na região, debateram os eixos do Plano Estadual: Democratização do Acesso às Leituras e às Escritas, Fomento à Leitura e Formação de Mediadores, Valorização da Leitura e da Comunicação e Apoio ao Desenvolvimento dos Setores Criativos.
O Plano Estadual do Livro, em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), está em fase de consulta pública. A etapa é um desdobramento das sugestões apresentadas pelo Consórcio ABC, em 2023, aos deputados estaduais Antonio Donato e Marina Helou, autores do Projeto de Lei 529/2023, que trata do tema.
O encontro non Consórcio ABC foi organizado pela Ação Educativa, instituição que atua há 30 anos em áreas como educação, cultura e juventude, com foco na garantia dos direitos humanos, e contou com o apoio da Secretaria Estadual de Educação, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, do Conselho Regional de Biblioteconomia, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), entre outras entidades.
O secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo da Silva, ressaltou que o do Plano Estadual do Livro é uma iniciativa fundamental para que a leitura e a escrita sejam, de fato, direitos de todas as pessoas.
“O encontro que recebemos foi uma grande oportunidade para todas e todos envolvidos com o livro e a leitura possam participar da formulação das políticas públicas sobre essa temática tão importante”, afirmou.